Boina X Camisa

Ontem, durante a ministração da aula na EBD, dentre outras coisas, uma - em especial - chamou-me a atenção: Foi dada a oportunidade a um irmão, e este testemunhou sobre o filho dele, o qual, teria sido abordado por alguém em uma festa de família. Pelo que compreendi, o garoto estaria sentado discretamente e lhe foi perguntado se a música ambiente não o estava agradando, e qual seria o motivo; e a resposta dada foi que sim, a música não era agradável e que o motivo era o fato de ser ele evangélico; questionaram ao jovem acerca de qual tipo de crente ele seria, se seria "do tipo que usa boina"; e ele, então, teria respondido que não, mas que era "do tipo que veste camisa".

Eu entendo que esse questionamento é bastante reflexivo e, especialmente, precioso. Ele nos possibilita manter saudável a nossa espiritualidade. Talvez, devamos mesmo nos perguntar a cada manhã: QUE TIPO DE CRENTE EU SOU!?

CRENTE DO TIPO QUE USA BOINA: essa expressão faz alusão ao modo de vida castrense; tem a ver com a função militar; a boina simboliza o militar. Geralmente, as pessoas vêem o militar como um robozinho sem vida própria, cuja existência se limita a receber ordens e a cumpri-las.

De uma forma consciente ou não, a pessoa quis dizer que, talvez, o garoto estivesse sendo impedido por alguém de tomar iniciativa ou até mesmo de pensar e se expressar; que a vontade dele poderia estar sendo coibida, limitada, reprimida, controlada e, até, manipulada por alguém.

CRENTE DO TIPO QUE VESTE CAMISA: que ou quem toma postura e assume o estilo de vida cristã; abraça a causa cristã e, também, as responsabilidades a ela inerentes.

NO SENTIDO FIGURADO, DESCAMISADO; que ou quem se apresenta maltrapilho, esfarrapado, desprovido de vestes.

ESPIRITUALMENTE FALANDO, estamos no grupo dos descamisados; não possuímos nem temos condições de, por nós mesmos, prover a camisa que cubra de uma vez por todas a nossa nudez.

A maior importância diante de DEUS, é não estarmos nus espiritualmente, e, sabendo disso e da nossa condição de dependência total e plena dEle, trouxe-nos o SENHOR vestes santas, mediante o sacrifício salvífico de CRISTO JESUS.

_____

TEXTOS BÍBLICOS

"Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou-se-lhe um centurião, implorando: Senhor, o meu criado jaz em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente.

Jesus lhe disse: Eu irei curá-lo.

Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado. Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz.

Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta".

(Mateus 8:5-10)

"Tu transformaste as minhas lágrimas em sorrisos. Tiraste as minhas roupas de luto e me vestiste com roupas de festa para que eu Te cante louvores sem parar. Sim, Senhor, meu Deus, sempre Te darei graças, por toda a minha vida".

(Salmos 30:11-12)

Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegra no meu Deus; porque me cobriu de vestes de salvação e me envolveu com o manto de justiça, como noivo que se adorna de turbante, como noiva que se enfeita com as suas jóias.

(Isaías 61:10)

_____

Uau... Que postura linda a do rapaz! Foi como se ele assim respondesse: eu sou um CRENTE DO TIPO QUE USA BOINA, não por ser manipulado, mas porque escolhi OBEDECER e IMITAR aos meus pais, os quais obedecem e imitam a CRISTO JESUS, O MEU COMANDANTE E SENHOR, AQUELE QUE TRANSFORMOU TODO O MEU SER E, HOJE, EU NÃO MAIS SOU UM DESCAMISADO, POIS ELE ME DEU VESTES NOVAS DE LOUVOR E ME COBRIU COM O MANTO DE JUSTIÇA.

NELE, A MINHA ALMA SE ALEGRA. SOB O COMANDO DO MEU SENHOR, TODO O MEU SER SE REGOZIJA. É POR ISSO QUE EU VISTO A CAMISA E ABRAÇO FORTE A CAUSA DE CRISTO, MEU GENERAL.