Dicionário da vida real

Amor – sentimento que nasce do mais profundo do ser humano que reconhece a Deus como absoluta e eterna fonte capaz de gerar é cuidar de tudo e todos, que encontrasse em fase de extinção no quotidiano dos indivíduos, gerando assim o caos existencial e perda da fraternidade, quase extinta no seres humanos.

Bondade – atitude que nasce no coração de um ser que o torna capaz da praticada empatia e de se doar fazendo o bem sem acepção de pessoas, Credo, circunstâncias. Tornando assim todo o meio em que se vive ambiente harmônico propício a plenitude da vida dom de Deus .

Caridade – atitude normal entre aqueles que independente do que possuem, do pouco ou muito, tem e mesmo assim tem a coragem de tirar do que está em seu poder, ou de si mesmo para oferecer a quem está mais necessitado, sem julgar ou se enaltecer por tal ato.

Confiança – forma de agir de crianças, que pela ausência de malícia sempre se entregam sem reservas sem nenhum interesse malicioso. Podemos ainda dizer que é um sentimento que nasce verdadeiramente no coração de quem tem fé é Deus em sua Trindade que salva.

Deus – Plenitude do verdadeiro, fonte única de misericórdia, amor pleno e infindável, provedor da vida e da sabedoria fonte do eterno e a própria eternidade, fonte de tudo, realidade inegável de tudo o que existe, única fonte criadora é nossa única salvação que tem sido desprezado é banido de nossos valores é crenças, que não tem encontrado espaço entre nós pobres criaturas, que vem sendo apagado de nossa memória.

Diálogo – atitude rara hoje em dia entre os seres humanos. Costume extinto entre muitos dos grupos existentes que ousa se chamar de família, prática proibida entre os que buscam dominar a humanidade.atitude quase extinta entre o homem e Deus por parte do homem.

Dignidade – valores reais que nascem da fé, da espera cá e da caridade mas que não são respeitados graças ao egoísmo ,propriedade humana que vem sendo denegrida, roubada pelo cotidiano e rapidez que é imposta ao homem de apenas agir alienados de quem são ou de onde vem.

Educação – Tarefa de competência de nossa família, ato de gerar novos seres humanos, ordeiros, íntegros, cordiais, disciplinadas. Direito que tem usurpado de nossos jovens pela imposição de valores aquém a fé, esperança e caridade.

Egoísmos – Comportamento pregado cotidianamente pelos meios de comunicação social, pelas multinacionais, por ideologias sem raízes cheias de hipocrisia e vazio . Sentimento que torna a vida sem sentido , direção ou objetivo nos esvaziando do amor que é Deus presente.

Escola – local onde nossas crianças deveriam aprender cidadania, serem formadas academicamente, aprender a se portar socialmente, aprender conceitos morais, aprenderem a ser transformadores s do mundo.

Faculdade – Local onde nossos jovens abrissem novas janelas de conhecimento, de humanidade, de vida. ; onde fosse criado um olhar comunitário para o crescimento mútuo em nossas comunidades.

Família-pequeno grupo que deveria ser um porto seguro, um lar, deveria ser um ambiente caloroso, repleto de carinho, diálogo, onde pais e filhos convivem e partilham a vida, deveria ser o berço da sociedade e parte principal da formação de comunidades.

Fidelidade – valor quase extinto na relação humana e praticamente deixado a margem pela humanidade em relação a Deus

Franqueza – atitude de deixarmos nos levar pela verdade e amor ao lidarmos com nossos semelhantes.

Fraternidade – Sentimento utópico, quase esquecido pelos homens por nascer justamente na partilha de vida.

Gente – quando nos referimos a grupos de indivíduos que dizem ser comunidades mas a melhor definição vem de seres capazes de destruir o meio onde vive em grupos sem rumos e valores.

Harmonia – Sintonia que já não existe entre o ser humano e o meio que ele vive.

Identidade – Definição perdida, própria de cada indivíduo que o torna diferente gerando a diversidade, que deveria harmonicamente gerar vida. Mas está esquecida pelo tempo e projetos humanos que esqueceram que somos criaturas feitas pelo amo e para amar.

Igreja – deveria ser cada ser humano como parte de um corpo místico, um recipiente onde pudéssemos partilhar a vida verdadeira que vem do altíssimo, mas Que, acabou por se tornar instituições que deveria se preocupar com o bem estar de cada indivíduo, deveria ser responsável pelo direcionamento do humano ao divino, deveria agir sem fins lucrativos ou visando patrimônios faraônicos, deveria ser um local do encontro do homem com o homem e com DEUS.

Irmão – Ser que deveria ser companheiro em nosso crescimento, ser apoio em nossa caminhada, ser amigo, ser parte de nossa vida. Como o próprio Cristo irmão deveria ser aquele que nos abraça e muda a caminhar rumo a Deus.

Juventude – Idade normalmente perdida no modismo, drogas, onde deveríamos nos formar para a vida e crescer em todos os sentidos. Acaba sendo momento de morte em busca de falsos ideais e cheias de vazio existencial sem ter o verdadeiro sentido que vem do amor de Deus.

Leis – Diretrizes que deveriam condicionar uma sociedade de igualdade e digna, que deveria ser voltada para gerar o bem comum e defender a verdade, a vida.

Liberdade – Direito perdido pelo ser humano para a rotina diária do mundo. Direito de dado por Deus de podermos definir nossos rumos .

Mãe – ser que representa um porto seguro, que deveria sempre dar segurança. Porém a beleza deste milagre de ser mãe vem perdendo para o egoísmo apenas do prazer sem responsabilidade que por vezes e capaz de aniquilar a vida aneta de que se manifeste em abortos egoísta nascidos de relações vazias.

Moral – empresa falida em meio a sociedade, entre os indivíduos.

Natureza – Alvo da destruição humana a cada segundo.

Oportunidade – direito que negamos a todos que nos rodeiam por medo de perder nossa posição social.

Padre – Ser que deveria ser referência para uma comunidade, doando se gratuitamente aos serviços sagrados, tornando se presença fecunda de Deus em nosso meio.

Pai – ser que deveria ser referência para os filhos, heróis, gigantes na arte de viver e amar.

Político – Ser raro em nosso planeta: É aquele que se Põe a serviço do povo, buscando defender os direitos da comunidade e se colocando a serviço dos mais afortunados, nunca buscando o benefício próprio.

Religião – Irmandade que deveria exercer a função de nos ajudar a ser melhores ao invés de muitas vezes nos explorar e agir simplesmente como uma empresa.

Segurança – Direito perdido pelo ser humano para a violência social gerada pelo próprio ser humano e pela desigualdade social.

Trabalho – Fonte de dignidade para o ser humano, onde se completa mais uma etapa da realização do indivíduo, que junto a outros semelhantes se unem para o crescimento, sustento e o bem comum e manutenção da vida

União - força que tem sido retirada banida das famílias, da sociedade, das igrejas, pelo egoísmo e falta De amor.

Vida – Presente de Deus a humanidade que tem perdido seu valor a cada dia por ser desprezado a cada instante.

X – incógnita que podemos usar na seguinte equação:

Ser humano * mundo * tempo = X

X= zero

Zero – algarismo que representa o quanto o ser humano tem valorizado seu futuro, mediante ao desprezo e desvalorização da essência da criação que vem do Deus.

Eduardo Batista Silva