Coleção 77 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

77—1 Não me arrisco nem mesmo os cumprimentos mais simples, ainda mais os elogios, me furto! Tudo que um velho feio e pobre disser a uma dama será tomado por assédio sexual. Do outro lado, o bonitão, jovem e malhadão, às custas dos pais, repetindo uma estrofe do seu funk preferido, diz e faz horrores, porém chamam isso de cantada criativa, música aos ouvidos delas. É politicamente correto. "A vida fica bem mais fácil quando é cantada" — diz Zac Efron. Confirma a sua preferência com repugnância, Annynha Rodrigues: "Solteira: sim, recebendo cantada de gente feia: sempre!" E eu termino tentando imitar os bons e bem sucedidos, mas minha estrofe é essa: "Como pode um peixe vivo viver fora da água fria?" Meu caso. (CiFA

77—2 Eu procuro ver que minha atividade não é somente uma fonte de renda, mas que também contribui para a sociedade em que vivo. Posso até ser um professor, mas estou disseminando um conjunto de coisas boas que fazem o mundo ser um pouco do que deveria ser. Sei que tenho importância. E digam o que quiserem, não me deixarei levar por superficialidade. Todos os dias me são favoráveis aos estudos e nas relações com superiores, então estou aproveitando de certa forma comedidamente. Infelizmente, no atual momento de promoção automática, o professor não pune aluno com medo de ser punido administrativamente. Por tanto, Sem a disciplina da punição, o paparicado e desavisado perde o senso de perigo: "Animal arisco domesticado esquece o risco" . Um cego não reconheceria a necessidade de um guia se não estivesse constantemente em choque com muitos obstáculos. Os indisciplinados da educação precisam dos obstáculos da punição para respeitar os mecanismos da Escola. Eu só lamento o fato deles não reconhecerem o poder de fogo do professor "armado" com muitos diplomas merecidos. As outras armas reforçam a palavra e as de fogo na mão do alunado calam os diplomas. (CiFA

77—3 Vida de padrasto é uma desgraça: — "você não é meu pai!" Como pode ser feliz com uma mulher que já é mãe dos filhos de outro? Se é carinhoso com os enteados é suspeito de abusador; se é distante, é frio e não os ama. De toda forma, é passível de denúncia. Se a mãe faz vista grossa, está chantageando-o para ficar com ela. Qual dos três é mais digno da felicidade familiar? Enfim, Não existe almoço de graça! Só fica quem acha que está lucrando: O abusador.

77—4 Alguns estão dizendo, ao me ver fazendo caminhada na pista: —"... essa desgraça devia ter morrido". Outros me cobraram: — você vai pagar as velas que ascendi, recomendando o seu corpo. Enquanto isso, estou analisando nosso professorado. Não sei por que, os cursos de licenciatura estão vazios! Talvez muitos estão se lembrando das leituras de mundo que fizera o ex-presidente FHC: Que o professor era um profissional fracassado (Não deu certo em outra profissão). Só os alunos medíocres do Ensino Médio vão para o magistério! O professor já está humilhado; arrastado pelos caminhos incertos de todas as metodologias "inovadoras", nada dando certo, e sua fama de desmerecido aumentando! Disfarçado de palhaço ou coisa do outro mundo, quando mais ainda lhe adicionarem o colete a prova de bala e um capacete blindado, pois vivemos em um momento de muitas agressões ao professor! Agora, floreada a ideia de usar outra máscara (a de pano), é bem vinda à Seleção Natural: Por último, o mimetismo para continuar vivo.

Claudeci Ferreira de Andrade

77—5 Disseram-me que onde o espertalhão se encontrou com um idiota ali nasceu a Religião. A religião que forma regras para os lares, estragou a escola. A escola que aceita a religião, estraga os lares. E os lares podres de um Deus humanizado, cheio de sentimento, retornam prejuízos para a religião e escolas consequentemente. Se assim não fosse, em 2000 anos de religião já era para o mundo está melhor. Só rendeu o número de igreja e charlatões: em cada esquina uma ou mais. O pastor agora é professor.

Claudeci Ferreira de Andrade

77—6 Como pode ser eu vítima dos defensores de Deus, se faço reflexões sobre meu aprimoramento com o próprio Deus? Um professor de filosofia não pode dar sua opinião em sala de aula. Mas, vai ensinar a opinião de quem? Muitos evangélicos criticam, denunciam e brigam por seu Deus? Mentira, a maioria deles defende denominação, doutrinas, julga os outros e impõe seu modo de vida sem o amor a quem quer fazer o que é melhor para si. Alunos se julgam catedráticos em bíblia, superiores ao mestre. Vai medir o Diabo com suas Réguas... Escola não é igreja, é tecnicista, espaço para discutir a vida livremente, não palanque fácil para ativistas, politicagem e fanáticos. Deve-se ali apreender o cotidiano de forma não cegada. O que não se pode negar é que ambas são instrumento de controle social.

Claudeci Ferreira de Andrade

77—7 A gratuidade enfraquece a vontade, porque nivela todos por baixo! A abundância, o excesso, a facilidade, roubam a dignidade, porque tiram o valor das coisas. O governo oferece o estudo gratuito, e isso tira a vontade de estudar, de crescer e de aprender. A dificuldade desenvolve tônus no caráter. E como se não bastasse, agora a escola é de tempo integral: o mais educação: mais isso e mais aquilo, exagero! E a EJA e outras modalidades condensadas privam os jovens da espera, treinando-os para a impaciência. Os pedagogos destruíram a educação!

Claudeci Ferreira de Andrade

77—8 Professor se protege de aluno, e aluno se protege de professor, por causa destas e de outras violências ressonantes do Cabo-de-guerra retesado. O mais Pseudo-socioeducacional é que o dia do professor vai passar em branco. Pois esqueceram-se do dia do estudante. Os professores não fizeram por merecer! CiFA

77—9 Adultério arruína reputações, destrói a alma, prende o homem nas cordas do vício sexual, polui árvores genealógicas, introduz doenças aos saudáveis, causa fúrias de ciúme, maldiz a consciência, e o leva para o inferno! Melhor é a prostituição profissionalizada. Cujos clientes e servidores estão protegidos por leis. E obrigados a tomar os cuidados devidos, há dom e talento para tudo, se assim não fora, ela não era tão antiga e nunca acabará, sobreviveu na clandestinidade porque era necessária. Pecados sexuais não ocorrem, se você ficar longe de suas tentações sedutoras, mas como...? O problema do casamento sempre será sua contradição intrínseca. É que, no Jardim do Éden, Deus de um fez dois; no cartório, os demônios de dois fazem um. Assim deu brecha para a verdade de Machado de Assis, quando diz que o pai do adultério fez o homem confundir amor com casamento. Por isso e muito egoísmo, o dono de mulher e explorador não aceitam o fim do relacionamento, não são amigos de ninguém e matam qualquer um que ameaçar a posse roubada de Deus.

Claudeci Ferreira de Andrade

77—10 Existem dois tipos de pessoas entre meus amigos de facebook - os que sabem escrever e os que não sabem. Enquanto os que sabem, ornamentam os pôsteres, fazendo comentários educativos, porque têm uma boa interpretação. Mesmo que o analfabeto funcional possa produzir algo que externamente pareça bom, ele vem estriado de duplicidade, obscuridade, a boa intenção faz-se mal, pois dificulta o decifrar. Enquanto os que sabem ler e escrever e podem fazê-lo profundamente na compreensão e na interpretação fácil, abençoam-nos, porém, algumas vezes, é preciso exercermos a tolerância, sendo resilientes. Mesmo assim, sofremos ataques de todos os lados, isso compreendemos muito bem! Aqui não há pessoas neutras. Ou escreve, ou não escreve. ("Escreveu não leu, pau comeu"). Os usuários das redes sociais baseiam suas vidas nos termos absolutos das tendências, ora estão eles se baseando nas fakes news recebidas do diabo, ora caindo no anonimato do limbo sem fim. É este grande antagonismo que torna difícil, a um bom leitor, curtir as publicações dos "idiotas úteis."

Claudeci Ferreira de Andrade

77—11 Quando os humanos não se identificarem mais, para procriar, será o fim último da espécie, porém não antes do canibalismo. Já é chegada essa hora, com a humanização dos animais e depois o banquetear dos heróis nas rinhas ou ruas públicas.

Claudeci Ferreira de Andrade

77—12 Quem cospe no prato que come também cospe na comida que vai levar para alguém: eis a razão pela qual não confio em ninguém que me presenteia comida de graça ou fruto de vaquinha.

Claudeci Ferreira de Andrade

77—13 Os peixes grandes sabem que a isca é quase sempre um filhote dependurado no anzol ou um pedaço do grande, então o pescador conta com a certeza do lucro. Quando a caça desconfia, não cai, por isso não se trabalha a mesma dinâmica em sala de aula, os alunos não prestam a mesma atenção da primeira vez, piada contada duas vezes perde a graça. Mas, a repetição é o segredo na memorização. Escola moderna condena o "decoreba".

Claudeci Ferreira de Andrade

77—14 Esse bando de fanático doa dinheiro para a igreja, comprando a aceitação dos irmãos. —"O dinheiro é de Deus"— diz o espertalhão parasita. Porém, ele não sabe que são os homens da casa da moeda os fabricantes? E a prosperidade prometida é tão válida quanto o bicho devorador o é para o inadimplente com o dízimo. Todo mundo gosta de quem dá presente, o dinheiro compra até isso: os favores de Deus; bem como favores sexuais em todo o mundo. Os que compram os prazeres do mundo, recebe de brinde para fidelização do cliente, primeiro o céu, depois o inferno; os que compram a salvação, também, primeiro o céu, depois o inferno. E o nada nos aguarda depois do pó. CiFA

77—15 Descobri porque os alunos correm, gritam, perturbam a minha aula; primeiro, porque não valorizo os seus espetáculos patológicos; segundo, ignoro seus pedidos à predileção. Sou um profissional e não um fantoche. Para mim, não são todos iguais, há os piores! E meu foco é o Ensino do conteúdo planejado independente de quem esteja ali, pois o pratico com os que querem. No final, seremos todos vítimas dos nossos "bons" propósitos, e eles, dos seus "maus". Os professores que não fazem o que faço, vão passar a aula toda alimentando os vícios psicológicos dos carentes de atenção, pedindo que os escutem e ficam contentes aos verem alunos no sétimo anos sem saber escrever e nem ler o que tentaram escrever. Sou odiado, porque sou minoria, e a maioria não pratica o ideal, ainda bem que os meus críticos são pedagogos, senão os índices de aproveitamento, em todas as escolas públicas, estariam elevados. Ou, mesmo os que não sabem de mim, estão sendo prejudicados por mim? E minhas aulas bagunçadas, como vocês costumam dizer, não lhes afetam em nada!? CiFA

77—16 As pessoas facilmente elogiam as outras. Primeiro: porque também facilmente desconsideram os merecimentos, não há quem mereça de fato, só a perfeição é digna de elogios sinceros, sem se reduzir em vaidade. Segundo: é um mel letal para quem toma gosto inadequadamente. O homem só reconhece seu lugar quando está no chão, por isso Deus derruba o homem para lhe dá a alegria de levantá-lo. Se um homem tem um caráter baixo ou fraco, o louvor fará com que ele fique orgulhoso, soberbo e autoritário. Se um homem tem um caráter precioso ou forte, ele não será afetado. Porém, foi tentado, e ele continuará em seu caminho modesto e humilde, dando glória a Deus e agradecido por qualquer bem que ele possa fazer em prol dos outros. Já estou em um nível de humildade e precaução tão grande que quando alguém concorda comigo em alguma causa, logo penso que estou errado. Assim me protejo dos elogiadores fáceis, eles não são meus amigos. Costumo respeitar a margem de crescimento, tanto para receber como para proferir elogios e adoração, não atribuo "nota dez" a aluno algum para evitar a estagnação. Mas, sou julgado por isto, os colegas não aceitam eu diminuir a quem eles exaltaram. As disparidades também são meu pecado. Somente os sábios reconhecerão o grande perigo dos elogios. CiFA