Casamento por um Fio : Parte 02 “Valorizar”

Com um pouco de atraso, aqui estamos nós novamente escrevendo a segunda parte do periódico semanal, e desta vez vamos falar sobre se valorizar, agregar valor à você mesmo.

Hoje em pleno século XXI, vivemos achando que não somos bons o suficiente para a vida, sempre tem algo que nos coloca para baixo e não deixa tirarmos o melhor de nós, explorar o nosso potencial como um todo, então tentarei ativar alguns gatilhos na mente para que possa tentar, utilizar todo o seu potencial. Isso mesmo utilizar 100% de você, ser capaz de encontrar as respostas para os seus problemas.

Muitos casamentos hoje estão se acabando pelo simples fato de não haver valorização dos dois, não estou aqui para dizer quem está certo ou quem está errado, longe disso, tento mostrar que se os dois não estiverem em sintonia, de nada adianta o esforço, é como um barco de remadores, a sincronia de movimentos torna possível a velocidade de deslocamento. Voltando ao nosso assunto principal, falta as vezes reconhecer coisas simples e agregar valores a essas coisas simples. Quantas vezes acordamos pela manhã, e pela pressa da rotina nem conseguimos agradecer a Deus por mais um dia de vida, por mais uma oportunidade de fazer algo bom para alguém.

Seres humanos são fadados a fazer algo pensando sempre em reconhecimento, ou uma recompensa, então que tal fazer algo sem esperar que alguém reconheça isso, ou que diga alguns elogios pela tua atitude, se você fez algo diferente seja você a primeira pessoa a valorizar isso, seja tu a pessoa que vai olhar e dizer: “eu fiz, e parabéns para mim mesmo”, não podemos sempre esperar ser reconhecidos pelas nossas atitudes.

No casamento muitas vezes, vou dizer novamente muitas vezes você vai fazer algo e não vai ser notado, não fique triste ou deixe isso abater você, reconheça primeiro o seu esforço, dizem que o exemplo é o melhor ensinamento. Se você está passando por um momento assim não pense que tudo chegou ao fim, ou que a pessoa que está com você não te ama, as vezes ela é apenas distraída mesmo. E lembre-se nem tudo que reluz é ouro, e a grama do vizinho não é mas verde que a sua, pare de querer viver a vida de outra pessoa, por que quem vive de aparência é espelho. Você pode ter um conhecido que parece ter o casamento dos sonhos, mais você de fora não conhece os problemas que se passam dentro da relação.

A felicidade primeiro precisa existir dentro de você para que assim ela possa espalhar em todos os cantos da tua vida, seja ela sentimental, profissional e até mesmo no financeiro. Quem não conhece uma pessoa que possuí uma vida financeira incrível, porém não é feliz, a felicidade é um estado de espírito que o dinheiro que você carrega no bolso não influencia em nada nela, pode ter milhões em conta bancaria e mesmo assim, ser pobre dentro do coração, não se sentir feliz, não ter prazer em nada que faz, pode comer no melhores restaurantes do mundo, e não vai te trazer a alegria de quando para na feira para comer um pastel com caldo de cana. Vivemos tão preocupados em conquistar as coisa que esquecemos de aproveitar o que a vida te oferece de graça, quando foi a última vez que tomou banho de chuva, ou deitou sobre o céu estrelado? A vida flui de maneira continua e incessante, logo as horas viram dias, os dias semanas e a semana viram meses e os meses transformam em anos e você ficou estagnado no tempo, sobrevivendo ao invés de viver.

Precisa valorizar em você as coisas simples, seu sorriso, seu jeito de transformar a vida das pessoas que estão ao seu redor, sem preocupar com opiniões que venham tentar tirar você do caminho que escolheu trilhar, por exemplo comece dando mais bons dias, dizendo mais obrigados, ligando mais para saber como está a outra pessoa, através de uma ligação é capaz de saber pela voz se a pessoa está bem, as redes sociais escondem, depressão, angustias, tristezas e muitas vezes solidão. Para de ser tão superficial, quando foi a última vez que abraçou alguém, que trocou algumas palavras com um conhecido, que perguntou se ele está bem. As vezes queixamos tanto que o mundo está tão frio, mas não fazemos nada para mudar isso, é realmente mais fácil aceitar e seguir o fluxo do que ser alguém que se levanta contra a correnteza e busca fazer a diferença. Se o mundo precisa de amor, comece sendo você a pessoa disseminar este sentimento por onde passar, que de pouquinho em pouquinho o mundo vai mudando.

Para de depositar sua felicidade em cima da de uma pessoa, para de esperar atitudes, pare de esperar ações que podem ser que nunca virão, busque ser feliz por você mesmo, para de fazer algo que não gosta para agradar as pessoas a sua volta, pare de buscar se encaixar no mundinho de pessoas que não te fazem bem, as vezes você pode ser a peça de outro quebra-cabeça, e não percebeu ainda. Guarde seus sonhos e planos para você mesmo, as vezes quando compartilhamos nossas ideias, sempre surgem opositores para dizer que não vai dar certo, a vida é uma grande maratona de acertos e erros, muito mais erros que acerto, e temos o péssimo habito da comparação, é no teu primeiro fracasso que aparece alguém apontando o dedo e dizendo nossa como que você não consegue fulano conseguiu na primeira, fulano fez isso ou aquilo, e temos o habito mais péssimo ainda de nos rebaixar devido a conquista de outras pessoas, nos tachando que não somos bom o suficiente para tal tarefa, somos muito acostumados a resultados e não observar o caminho que foi trilhado para chegar até ali. Quantas noites em claros passou, quanto de suor e lagrimas foram gastos para que conseguisse o que tanto almejava. Por isso quando alguém tentar te diminuir através de comparações diga, a você mesmo se ele pode, eu também posso e vou continuar me esforçando. Temos que parar de querer trilhar o caminho das outras pessoas achando que é mais fácil que o nosso. Encarre a sua luta e vença também.

Não existe desafios impossíveis, e chave para todo o sucesso se encontra mais perto do que você imagina, fica dentro de você, basta acreditar que você consegue, que você pode, que você vai vencer. E não se deixe desanimar pelos percalços do caminho, das vezes que vai da vontade de desistir, de quando alguém te machucar a ponto se você ficar muito mal, pela pessoa não ser capaz de reconhecer o valor que existe dentro de você, e não aceite as pessoas tentarem te empurrar meias verdades, procure encontrar pessoas que te respeitem, que saibam esperar o tempo certo passar para que algo possa acontecer, que não tente mostrar milagres do dia pra noite, e que acham que dizendo milhões de coisas lindas vai mudar o passado. Mais antes de encontrar alguém primeiramente consiga encontrar a felicidade que e o valor que você tem pra você mesmo.

Bom o que temos para hoje é isso e semana que vem voltaremos com mais um texto. Obrigado a todos e boa semana

Raphael Barbosa da Silva