Dois Mundos

1º Mundo - Acordamos com algum som de nossos celulares ou despertadores. Levantamos, reclamando de não ter tido uma boa noite de sono ou de problemas que nos prejudicaram nas horas anteriores. Seguimos em direção ao banheiro. Lavamos nossos rostos e olhamos diretamente para nós através do espelho e questionamos várias coisas que nos deixam preocupados. Tais como: Será que este “pé-de-galinha” saíra com um novo creme? Será que ela me ama? Será que o Pedrinho irá se curar? São perguntas que não acabam mais.

2º Mundo - Acordamos com nossas mães nos chamando e beijando. Levantamos, vibrando com a vitória de nossos times no campeonato do colégio no dia anterior. Seguimos em direção ao banheiro. Lavamos nossos rostos e olhamos diretamente para eles através do espelho e reparamos que têm um pequeno corte, nada preocupante. Escovamos nossos dentes e escutamos a doce voz de nossa mãe chamando para tomarmos o café da manhã.

1º Mundo - Nos despimos e entramos no boxe para tomarmos uma boa ducha, e continuamos a pensar em contas, problemas de saúde, vida amorosa, família, emprego, etc.

Terminado o banho. Aprontamo-nos para mais um compromisso e seguir a nossa, entediosa e massiva, rotina que nos consome dia após dia.

2º Mundo - Já na mesa da cozinha, encontramos nossos pais preocupados e fazendo caretas para o jornal que estão lendo. Terminado o café. Saímos para nossos quintais e brincamos bastante até chegar o horário do almoço. Na brincadeira, podemos salvar o dia sendo o Homem-aranha, o Super-homem, o Batman, quem quisermos. Afinal de contas, somos poderosos e podemos construir um futuro. Após a diversão, entramos em casa, tomamos nossos banhos e almoçamos para assistirmos ao novo episódio do Homem-aranha na TV.

1º Mundo - Vamos tomar o nosso café. Neste momento, comentamos com nossos familiares, amigos ou até conosco mesmos sobre o cotidiano e o que acontece ao nosso redor. Ligamos a TV no noticiário e vemos que nossa sociedade está cada vez mais violenta e corrompida: maníacos atacando adolescentes, mães abandonando filhos em córregos e lagoas, repressão a monges em Myanmar, presidente de Senado ficando impune de acusações gravíssimas e CPMFs. Essas situações queiram ou não, nos deixam indignados e com um sentimento de impotência. Mesmo assim terminamos nosso café, tomamos nosso rumo em direção a nossos afazeres.

Já tido como feito tudo e o dia chegando ao fim, nos recolhemos em nossas camas para descansarmos e dar seguimento às nossas vidas no dia seguinte e dessa maneira vamos até o fim delas.

2º Mundo - Logo depois, nos trocamos para irmos à escola e aprenderemos a nos tornarmos cidadãos dignos de uma sociedade que sequer temos noção como se encontra. Terminado os estudos, voltamos aos nossos lares pensando no que iremos aprontar para mamãe ou papai. Assim, cansados de brincar e estudar vamos para a cama. Adormecemos e sonhamos. Porém, infelizmente vamos crescer.

Qual deles você pertence?

Da realidade dura e cruel com rotinas inevitáveis e com diversos problemas

ou

Àquele mundo puro e ingênuo sem nenhuma preocupação em que sonhamos e sonhamos sem parar.

E proponho: É possível relacionar os dois?