Contra a indiferença

Contra a globalização da indiferença

Por Pe. Jorge Ribeiro

www.pjribeiro.blogspot.com

A partir da assertiva que o Evangelho segundo Lucas evidencia como dinâmica da prática existencial da Palavra de Deus, que é um convite a perceber no outro, não um estranho ou adversário, mas um irmão. A Campanha da Fraternidade desse ano 2020 traz como tema geral algo que a princípio parece descontado, mas que não é bem assim, ou seja, que a Vida é Dom e Compromisso. Essa chamada de atenção enquadra o lema proposto, a saber: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). É a página significativa que coloca o Bom Samaritano como encarnação do bem a ser praticado e que serve de munição e modelo para todos os crentes.

Essa campanha quer ser um antídoto contra a doença globalizada da indiferença e da falta de cuidado e responsabilidade em relação ao próximo. O convite é que a globalização da compaixão e do cuidado supra a tão famigerada globalização da indiferença. Por isso, os que acreditam no bem, precisam descortinar os olhos e abrir os braços contra essa doença que se alastra. Assim, as famílias, a igreja, as comunidades, as pastorais, os grupos e movimentos precisam se transformarem em verdadeiros hospitais, ou seja, lugar do acolhimento, da compreensão e da cura.

Quem experimenta um amor restaurador não pode ser egoísta e se esquecer dos outros, mas devem sair da própria comodidade e fazer da própria vida um bálsamo para o irmão que sofre. Por isso, o olhar de quem ama é um olhar de compaixão, como o de Jesus, que não maltrata, não condena, não exclui e nem muito menos é indiferente. O olhar do cristão e de consequência, de todos que acreditam no bem, deve ser um olhar de acolhimento, de preocupação e responsabilidade perante o próximo.

Contra a globalização da indiferença, que passa adiante e não reconhece no outro um irmão, faz necessário uma conversão e uma purificação para que essa catastrófica realidade seja transformada, quer dizer, precisa-se de um olhar e de atitudes de solidariedade social. Essa compaixão significa, sobretudo, um compromisso com a vida, a sua proteção e cuidado, assim como a exigência de uma renovação das famílias. Essa nova economia será possível quando vivermos a nossa relação com o outro como uma relação de igualdade, fraternidade e solidariedade, isto é, quando tributarmos uma atenção benéfica aos outros, por meio de um serviço de comunhão e de acompanhamento.

As pessoas andam errantes e na tentativa de acertar fazem escolhas que acabam por escraviza-las. Não creio que ninguém queira ser vítima de injustiças, desprezos e maltratos. Deram passos, talvez sem pensa-los bem, mas que os fizeram cair em situações inumanas e até deploráveis. Entretanto, essas pessoas não precisam pagar eternamente pelos erros que cometeram ou pela falta de oportunidades que sempre se debateram, assim que entra a solidariedade como remédio contra um mentalidade que rotula a desgraça como “normal”. Quem encontrou o caminho, tem obrigação moral, de ajudar outras pessoas a encontrarem também, ofertando um sentido às suas vidas que parte do sentir-se acolhido, amado, cuidado por cada um de nós , para posteriormente se achegar a fonte de toda compaixão e sentido, Jesus Cristo, Deus em meio à humanidade. Que nossos corações e nossas mentes abertos nos levem a abrir nossos abraços para cuidamos de tudo que Deus coloca diante de nós!

Pejotaribeiro
Enviado por Pejotaribeiro em 15/02/2020
Código do texto: T6866892
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.