Corona: Culpa de quem? de Deus!

É normal que nessa época de reclusão, de distanciamento, as pessoas fiquem cada vez mais nas redes sociais em busca de atenção, reforçando cada vez mais que humanos são carentes de humanos. E não há nada de mal nisso. Cada um usa a rede social como quer e coloca nela aquilo que mais lhe agrada.

É comum também ver varias pessoas se perguntando o porquê desse vírus, o por quê disso tudo estar acontecendo, o porquê dos porquês. E muita gente vem postando passagens bíblicas dando a entender que Deus enviou esse vírus para que a sociedade aprenda a o procurar e a não esquecer-se dele.

De fato, crendo ou não em Deus, essa situação de quarentena nos faz aprender muito sobre empatia, vida em coletividade, solidariedade. Mas, por que a responsabilidade do que fazem os homens na Terra acaba se sobrepondo a Deus? Hoje mesmo em uma rede social, uma pessoa dizia: “se recolha em vossas casas até que a ira d’Ele se termine.” É mesmo ira de Deus?

É muito simples colocar a responsabilidade em Deus. Muita gente ainda acredita em uma autoridade celestial poderosa e castigadora, em algo que irá nos punir mais cedo ou mais tarde, porém Deus não é assim. Deus não é “aqui se faz, aqui se paga”.

Deus é justo, mas também é pai e misericordioso, mas a gente adora colocar culpa nele: “Não passei nesse concurso, mas foi feita a vontade de Deus.” Não! Não passou no concurso porque não estudou o suficiente, ou se estudou, estava muito nervoso no dia da prova. Acontece! Ou: “...as coisas estão ruins em casa por culpa do inimigo, muitas brigas, mas Deus sabe o que permite.” Aí pergunto, o que Deus ou um inimigo tem a ver se a família não foi acostumada a respeitar, a abraçar?

É muito simples deixar pra Deus a responsabilidade das guerras, da fome, da violência, da mulher que morre após ser espancada pelo marido, pela criança que é abusada sexualmente por um parente, da humilhação, da miséria humana, dos vírus. Muitos preferem perguntar: “Cadê o seu Deus neste momento? Por que ele permite isso?” Mas esquecem que Deus dá e sempre deu o livre arbítrio e quase tudo se explica, porém nem sempre é “vontade de Deus”.

Você leitor poderia até perguntar neste momento: “então explique aquelas crianças que nascem com deficiência, com doenças raras e inexplicáveis, o que elas fizeram pra nascerem assim?” Eu responderia com toda humildade e respeito: Eu não sei a resposta. Só sei que elas são especiais e que merecem ser cuidadas e respeitadas como são. Também elas são olhadas por Deus.

Sobre as mazelas da sociedade em que estamos, muito se explica vendo as pessoas saírem de casa normalmente, quando a recomendação é de que façam ao contrário. Isso diz muito. Diz sobre um povo que ainda irá penar muito, que irá sofrer muito, que irá morrer muito, e ainda assim dirá que foi porque Deus permitiu, porque Deus quis, porque foi vontade de Deus.