Spinoza (e Os Espinhosos)*

A conquista da Compreensão (do Eu, do que nos provoca sofrimento, da Vida em si) é a mais difícil. Sem ela, passaremos a vida inteira praguejando contra as agruras do mundo. Contra as coisas humanas que estragam esse mundo.

Muitas pessoas (e coisas humanas) passam pela instituição escolar para ter um histórico e – ?

Poucas tiram algum proveito dessa passagem. Ainda menos pessoas aprendem muito com o pouco que viram. Uma porcentagem ainda mais ínfima irá fazer muito mais com o excessivamente menos que lhes foi ensinado. Bons professores aprenderão com os alunos – a Vida é troca: de ideias, de experiências...

A Escola da Vida não terá logrado sucesso nem fracasso. Apenas continuará existindo. Os matriculados nela terão diariamente a chance de aprender novas lições, aplicar as antigas, diferenciar informação de conhecimento e agir de modo racional, efetivo, ético, e atuar na modalidade colaborativa ("nenhum homem é uma ilha"). Cumpre aos mais cuidadosos buscarem a compreensão do que falta ao mundo: porque, nas camadas menos abastadas da sociedade, grande parte do ser humano passou, de umas décadas para cá, a se tornar mais bronco (ríspido, bruto, estúpido), bem menos educado e consciente apenas de seus direitos (jamais de seus deveres)? É culpa de quem? Dos (DES)governos? Da má-distribuição de renda? Da família destituída de bons hábitos, educação, consciência das regras de urbanidade? De quem, afinal, é a culpa? Se não posso falar em culpa (e por que não?), ao menos posso falar em RESPONSABILIDADE? Assim soa menos criminal, menos julgador, é isso mesmo, Produção?

"Sou perseguido (por ser isso, aquilo e um pouco mais)." Por que te julgas tão perseguido a ponto de perseguir os outros e invadir o espaço alheio? Acha justo os outros – gente que você nem conhece, tão somente de vista e olhe lá – terem culpa por tua vida não ter dado certo? A culpa, então, é dos outros? Ou de Deus? Do Diabo – que seja? Se tua vida não deu certo, vá lá, dá um jeito; oriente-se, busque orientação. Procure estudar. Tens religião? Se "sim", por que não procura conversar com o pastor, o padre, o responsável pela casa de oração e prece?

Você conhece fone de ouvido? É uma invenção fantástica! Eu, por exemplo, uso muito. Não me permite invadir o espaço alheio com meu gosto musical – duvidoso ou não, o fone de ouvido não deixa ninguém saber disso.

Você gostaria de ser tratado como trata algumas pessoas? Aprovaria isso?

A Compreensão está ao alcance de todos. Buscá-la, no entanto, parece ser tarefa apenas de pouquíssimas pessoas. Deve ser porque está atrelada às capacidades intelectuais dessa "esmagadora minoria". Boto fé – embora isso me pareça algo triste. Porque se comprova na prática.

A escolha pelo Ódio (toda e qualquer escolha é livre; faz parte do arbítrio humano) é sempre o caminho mais fácil, prático e... INFELIZ. O ódio – gratuito ou não – é um sentimento destrutivo. Ele pode até te servir para atacar quem você julga ser seu inimigo (vizinho, colega de trabalho etc.), mas um dia ele volta contra você. Ele cobra – pois é um tipo de moeda: quanto mais se usa, mais negativo teu saldo fica. Não se trata de "Deus está vendo tudo", nada disso. É apenas a conclusão (vivenciada) de que "o que fazemos hoje volta para nós amanhã".

Amigo(a), busca a Compreensão. Busca a Luz – enquanto é tempo.

PAZ.

NOTA

* Num de seus livros mais famosos, Baruch de Spinoza sugere: "Não rir, não chorar, não amaldiçoar, mas sim compreender".