Por que sempre colidimos com os icebergs da vida?

Você já teve algo ou ja passou por alguma situação a qual depois se pegou pensando: "por que não enxerguei isso antes?", "como fui tão idiota e só agora reparei", "como estive com aquilo", e outros pensamentos semelhantes? E ainda houve quem te alertasse e você não deu ouvidos? Se não, dê graças a Deus, você é uma pessoa muito abençoada, ainda que não esteja livre de um dia vir a passar por isso. Se sim, não se preocupe, isso é muito mais comum do que se pensa.

O naufrágio mais famoso da história ocorreu com o Titanic, em 1912, um navio o qual era uma embarcação colossal e imponente, sendo considerado o meio de transporte mais luxuoso que já havia existido desde então e com uma tecnologia de ponta na época. Tanto que, antes de embarcar, a confiança em sua estrutura era tão grande que há quem dissera que "nem Deus era capaz de afundar" (inclusive foi batizado com esse nome em referência aos Titãs da mitologia grega, aqueles os quais vieram antes mesmo dos deuses)! Não deu outra, na primeira viagem colidiu com um iceberg e veio a naufragar deixando centenas de mortos. Sua história foi parar até no cinema. Mas, e daí?!

Bom, hoje em dia há embarcações que colocam o Titanic no chinelo, como os gigantescos cruzeiros marítimos, muito maiores e mais avançados, e que são bem mais difíceis de naufragar devido aos seus radares e comunicação via satélite. No entanto, fica óbvio que se na época do Titanic os engenheiros tivessem o conhecimento dos engenheiros de hoje, é bem provável que o acidente não teria ocorrido. Com a nossa vida pessoal não é tão diferente.

Errar é humano e aprendemos com nossos erros, é fato. Todavia, quase sempre quando estamos passando por uma situação ou numa relação de amizade, amorosa, familiar ou profissional que venham a nos "naufragar" no final, só depois paramos pra analisar o quanto fomos ingênuos e poderíamos ter evitado e pulado fora antes, ainda que tivéssemos sido alertados por terceiros anteriormente ao ocorrido (dizem que o comandante que estava no Titanic era muito experiente e percebeu bem antes o perigo, tentou alertar os outros chefes, mas não queriam lhes dar ouvidos para dar continuidade à viagem, assim como antes de embarcar chegaram a afirmar que a embarcação não era tão segura). Mas, por pura teimosia e soberba em não querer outros que estavam apenas querendo abrir nossos olhos, achando que "a viagem está segura e confortável demais para ser interrompida", acabamos colidindo com os icebergs da vida.

Assim, apesar de não estarmos isentos de nunca mais quebrar a cara, é possível melhorar nossa "tecnologia de navegação" através do conhecimento e a própria experiência de vida e, principalmente, termos a humildade ao sermos alertados por quem está vendo a situação do lado de fora, com uma visão muito mais ampla que nós, ainda que esta pessoa seja somente uma "pequena canoa de madeira" que pela distância consegue ver o perigo à frente.

Lembre-se que orgulhosos engenheiros construíram o Titanic, e um humilde analfabeto construiu a Arca de Noé, que resistiu ao grande dilúvio.