sobre os 50 anos de Let It Be - último disco dos Beatles (08.05.1970)

Em Dezembro de 1995, com meus 13 anos, assisti na rede globo pela primeira vez algo sobre os Beatles... foi paixão à primeira vista. Continuei assistindo e ouvindo aquelas canções, pois meus amigos Artêmio e Júnior, gravaram em fitas VHS, de videocassete, todo o especial da Globo The Beatles da série anthology. Daí nasceu o meu gosto especial pelo Rock, passei a gostar em 1996 de Legião Urbana, depois Elvis Presley, The Doors, Raul Seixas, Pink Floyd (...) etc.

E agora tenho a mais plena convicção que “toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes...” como disse S. Tiago, de modo que essa “boa dádiva” da arte musical popular desceu do Pai celestial abundantemente sobre aqueles 4 jovens que formaram a melhor (ou uma das melhores) Banda de Rock de todos os tempos.

The Beatles representa o rock clássico que sai estação, entra estação… muda o ano, entra ano.. muda os tempos, mas eles estão sempre na moda. As melhores pérolas são as antigas. Mesmo que alguém diga que “não atirem suas pérolas aos porcos”, sendo um bom conselho de regra, mas toda regra há exceções, e diante desse consumo de “lavagem” musical nesses tempos atuais, que nos tratam como suínos, digo-lhes que ter pérolas do bom rock, para ouvir e apreciar, é um grande privilégio para mim.

Assim sendo, os tempos passaram... hoje, faz 50 anos que surgiu no mercado o último álbum dos Beatles, em 08 de Maio de 1970, Let it Be, e o rock de lá pra cá, praticamente morreu, e aqui no Brasil jaz um monumento de sepultamento do rock desde 2005. No entanto, é melhor endereçar palavras gentis aos vivos, do que fazer belos discursos sofisticados em cima de sepulturas, pois há muito a experiência me ensinou a não discutir com ninguém sobre gostos pessoais, e nessa questão não quero agarrar o touro pelo Chifre. Não quero fazer propaganda daquilo que seria como querer pintar os lírios do campo para que a glória deles fossem mais belo do que a de Salomão. Não perco meu tempo com isso.

Só digo que, semelhantemente a Saul que tinha Davi com sua harpa, assim tenho Beatles com suas canções, e sempre ao ouvi-los, sinto alívio na alma e o espírito maligno de nossos tempos se evapora de minha atmosfera.

The, 08 de Maio de 2020

Marcos Paulo