Compreensão: A Única Saída

"Matemática é Descrição ou Explicação?"

"Matemática é Ciência."

"Você não entendeu a pergunta."

"Ou foi você que não entendeu a resposta?"

Se tivessem um pouco mais de paciência, compreenderiam, aos poucos, um ao outro. Matemática é Ciência, sim, com Descrições que se prestam a dar Explicações.

A Compreensão é o primeiro passo para sofrer menos. Compreender não é aceitar nada nem ninguém, e sim buscar uma saída das Trevas da Ignorância que perseguem nossa atormentada existência nesse mundo tão desgovernado.

Quem procura compreender busca a luz. Isso é Ciência. Não falo de cálculos, mas de observações que procuram por causas. Diante da constatação de que algo ruim foi provocado por um agente em determinado momento e quais as consequências disso, tem-se a compreensão em sua fase germinal. Compreender é Viver. É afrouxar os grilhões que nos prendem às Trevas da Ignorância (Jogo de Interesses, Egoísmo, Ódio etc.). A Compreensão e os Estudos caminham lado a lado. A Educação de si mesmo promove a Educação dos Outros. Não espere compreensão da maioria das pessoas, uma vez que elas não admitem viver sob as Trevas da Ignorância (como nós também o fazemos, embora conscientes disso, procuremos nos libertar, ainda que gradativamente). Espere, por outro lado, compreender que as Trevas da Ignorância afetam certas pessoas mais do que se pode esperar. E é exatamente por isso que elas se fecham mais nessa prisão a cada novo dia.

A existência na Terra é efêmera. Cumpre que o Exercício da Compreensão nos faça dar mais sentido a esse tempo tão curto.

Obrigado.