Reverso

Vejo que a PRESENÇA tem sido um tema bastante recorrente nas reflexões que tenho tido a oportunidade de acessar nos últimos dias.

Recebi, nesta última madrugada, um texto falando da condição de CRISTO ser o nosso MELHOR AMIGO, e sabemos que um status como este - de MELHOR AMIGO - decorre de um relacionamento, e não é qualquer relacionamento, pois o estreitamento de laços é resultado da intimidade com a outra parte. É PRECISO DE CONFIANÇA. Quanto maior for a PRESENÇA, mais forte será o ELO entre as partes envolvidas.

Geralmente, o motivo de não usufruirmos da PRESENÇA como deveríamos está no fato de não permitirmos o acesso do Senhor a todas as coisas que dizem respeito ao nosso viver. QUEREMOS SER CASA DE DEUS. DECLARAMOS E ATÉ CANTAMOS ISSO COM FREQUÊNCIA, PORÉM, MANTEMOS ALGUNS CÔMODOS TRANCADOS E NÃO LHE DAMOS ACESSO IRRESTRITO.

No tocante a DEUS, esta é - de fato - a proposta dEle: SERMOS UM. E isso implica na entrega total de tudo aquilo que diz respeito à nossa existência a Ele. E isso faz muito sentido com uma situação de um dos últimos áudios que recebi de uma pessoa querida e serva do Senhor, a qual estava fazendo aniversário e testemunhou a mim que disse mais ou menos assim a Deus: "PAPAI, como o Senhor sabe, estou fazendo aniversário. E sabe que presente eu gostaria de ganhar?! Que o Senhor, PAPAI, não me dê nada que eu não seja capaz de devolver para o Senhor". (Lindo, né?! ).

Há algum tempo, tenho pensado sobre a PRESENÇA. Na minha caminhada cristã tive a oportunidade de ver alguns líderes confrontarem a congregação com o seguinte desafio: DEFINIR DEUS COM UMA SÓ PALAVRA. São várias as respostas, tais quais: Amor, Justiça, Cura, Misericórdia, Salvação, Sucesso, Vitória, Paz, etc. (as alternativas têm a ver é com a experiência pessoal de cada um com DEUS).

A conclusão final é que DEUS é tudo aquilo que precisamos. Ele é a Fonte Inesgotável de todas as nossas necessidades. Ou seja, a palavra que o define é TUDO.

Nesse ponto, busquei de DEUS uma forma que possa nos dar esta convicção de que ELE É O NOSSO TUDO. E o Senhor colocou uma ilustração em meu coração, conforme se segue:

_____

Imagine um dos fotógrafos oficiais da igreja em que você congrega, aquele responsável pela mídia, que fotografa ou filma alguns momentos para divulgação (no meu caso, vou usar o Irmão Henrique nesta ilustração). Ele ganhou o acesso a um "portal" que permite a entrada dele no Jardim do Éden Bíblico por um período de tempo compreendido entre os versículos 26 e 27 do capítulo primeiro de Gênesis. Trata-se do sexto dia da criação e o homem ainda não foi criado. No versículo 26 é feita a apresentação do projeto de criação do homem e no 27 vemos que o projeto foi executado. Henrique, então, está no período entre o projeto e a sua execução. Tudo já havia sido criado, menos o homem.

Que oportunidade, hein! Pense em quanta coisa bela existe ali e está à disposição do Henrique para fotografar e filmar! Para todo lado que olha ele visualiza uma obra maravilhosa. Ele meio que fica extasiado, permanentemente inebriado com tanta beleza reunida em um só lugar. [Pense em um concurso de misses! Esse evento reúne belezas de todo o mundo, mas está muito aquém e não chega nem perto de tudo o que o Henrique tem a oportunidade de ver no Jardim de DEUS]. Tudo tem a ver com a PRESENÇA, que é inexplicavelmente linda!

Prosseguindo, o Henrique está bem à vontade ali, captando maravilhosas fotos e gravando vídeos potentosos, tremendos; quando, em um dado momento ele ouve vozes e se vira em direção ao local de onde elas vêm. Imediatamente, ele coloca a filmadora em funcionamento e dirige o foco dela para o local. Enquanto filma, ele vê três pessoas - PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO - que se aproximam, enquanto conversam sobre um projeto. As três pessoas sabem que o Henrique está ali, pois foram Elas que permitiram que ele ali estivesse, mas se comportam como se não o notassem. O ambiente no Jardim permite uma sintonia sobrenatural entre todos, razão pela qual, o Henrique também sabe que Eles três têm ciência da presença dele ali, e continuou a filmagem sem intervir em nada que estava sendo feito, sem dar "pitaco" algum na Vontade dEles.

Quando o Trio se aproximou de um lago, os três pararam sob o galho de uma árvore. Enquanto um dEles escolhia o lugar ideal para trabalharem, um foi buscar um pouco de terra úmida, e o outro foi pegar uma certa quantidade de água em um reservatório. Eles sempre fazem tudo juntos em perfeita sintonia, não havendo quaisquer vestígios de concorrência nas atividades que desenvolvem.

Os três, conjuntamente, "botaram as mãos na massa" e começaram a misturar os ítens (água e terra), até que se formou um barro com liga. Com o barro, eles começaram a moldar um boneco, e concluíram o trabalho com perfeição. Henrique, que havia subido na árvore e se esgueirado para a extremidade do galho, enquanto assistia tudo de cima, filmou todos os detalhes, inclusive o momento em que um deles, curvando-se, aproximou-se da cabeça daquela linda escultura, daquele lindo e inanimado boneco que haviam formado, e soprou em direção às narinas dele, e, a partir da absorção daquele sopro, a vida entrou no boneco e ele se tornou alma vivente: ADÃO.

Você pode imaginar a primeira coisa que Adão fez?! Ele, simplesmente, sorriu por um longo tempo diante da primeira visualização que teve: Ele Teve o Privilégio De Ver As Faces dAqueles Que o Criaram (PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO). O Henrique captou em vídeo esse momento sublime de um sorriso lindo, como o de um bebê que contempla de forma inédita o rosto da mamãe que o gerou e dele cuidou e que com ele conversava todos os dias em que esteve no útero dela, incansavelmente. Por fim, emocionado e realizado, o Henrique finalizou a gravação e, tendo se expirado o tempo dele no Jardim, regressou para o nosso tempo.

Já, em casa, ele tratou logo de ver o vídeo, e pôde reviver todos aqueles momentos indescritíveis. Só que, ao final do vídeo ele observou algo. O sorriso de Adão, por mais lindo que tenha sido aquele momento, durou muito tempo, extrapolou, pois, para o telespectador, fica como se a imagem estivesse congelada - comparando-se a uma foto. Cinco a oito segundos da cena do sorriso já seriam o bastante.

Faça um teste neste momento! Dê um sorriso, mantenha-o no seu rosto e conte mentalmente cinco ou até oito segundos. Você verá que é verdade. Para uma imagem inerte no fechamento de um vídeo, não é necessário mais que isso.

O Henrique, então, resolveu editar o vídeo e cortar parte do sorriso e passou a rebobinar o conteúdo até o ponto do corte. Como ele não sabia - exatamente - quanto tempo durou o cativante sorriso de Adão, foi rebobinando aleatoriamente. Primeiro, ele rebobinou por 20 segundos, e não chegou na imagem anterior ao sorriso. Voltou a rebobinar mais 10 segundos, e ainda assim não conseguiu chegar nem no início do sorriso. À medida que rebobinava o conteúdo, ele acompanhava a cena no sentido reverso. Mais uma vez, ele rebobinou por 10 segundos… e ainda não deu. Ele tentou de novo mais 10 segundos e, por fim, chegou onde queria, pois foi além e alcançou os acontecimentos anteriores ao prolongado sorriso adâmico.

ENTRETANTO, no decorrer do processo, observando o rebobinar daquelas imagens, ele detectou algo que muito o impactou e constrangeu e lhe entristeceu o coração. Vendo o reverso das imagens, assistindo as cenas no sentido contrário - em slow motion - acompanhou aquele maravilhoso sorriso se desfazendo diante dos seus olhos, viu um membro dAquele Trio Criador se curvando sobre Adão, e viu também quando Ele se afastou, sugando o ar das narinas de Adão, e viu que Adão - DEVIDO A AUSÊNCIA DO SOPRO EXISTENCIAL DIVINO - voltou a ser simplesmente um lindo boneco inanimado, sem Vida. Adão morreu!

CONCLUSÃO: DEUS É TUDO. Por mais lindos que sejamos aos olhos de todos, SEM DEUS, NADA SOMOS. Ele é que mantém o nosso sopro de Vida, sem o qual, não passamos de cadáveres, bem vestidos com vestes fúnebres, ornados com crisântemos, rosas multicores, outras flores e ramos, porém, SEM VIDA, COMO PARTE PRINCIPAL DE UM FUNERAL!

POR ISSO, DEUS É TUDO. SEM ELE NÃO HÁ VIDA, "pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos" (Atos 17:28a).