A PONTE DA COMPREENSÃO

A compreensão é a porta de entrada ou a ponte de ligação para que a verdade de um ser se revele em toda a sua intensidade, possibilitando com isso uma relação de maior proximidade e acolhimento de todo aquele(a) que clama por atenção e cuidado. Tal prática se torna possível quando existe aquela abertura de uma consciência para a vinda do incognoscível proveniente de outro ser humano na sua tentativa de se tornar cognoscível e interpretável. No entanto, ninguém consegue se aproximar efetivamente de uma outra vida e ser a testemunha ocular da revelação de seu mistério se não estiver disposto a sair do estranho conforto do seu eu e de suas inquietantes questões existenciais para chegar ao caminho incerto e desafiador do outro mediante a ponte estreita da compreensão corajosa de seu ser mais profundo. É dessa maneira que toda prática psicoterapêutica se torna possível, bem como qualquer relação de ajuda, cujo objetivo é a cura e a libertação de uma alma ameaçada pela escuridão do desespero.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 23/07/2020
Reeditado em 25/10/2021
Código do texto: T7014430
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.