O primeiro dia do resto de nossas vidas

A questão não é o quanto você pode suportar.

A verdadeira questão é: por que continuo sonhando quando sei que todos os meus sonhos estão despedaçados?

Pelo que tenho visto, os humanos são realmente criaturas fascinantes. Eles se apegam a qualquer coisa que os façam acreditar que verão a luz no fim do túnel. Fé? Milagres? Destino? É um exercício de futilidade. Pura tolice. Mas essa é uma das espécies mais resilientes e adaptáveis que já encontrei. A força do espírito humano é quase indestrutível. Uma bravura indomável.

Digo que um homem sábio sabe quando parar, quando observar os seus arredores, quando se acalmar e contemplar o silêncio. Tudo o que existe, existe de uma só vez. No final do dia, não é fé, força, crença ou mesmo otimismo que o levará a conquistar o que você procura. Falsa esperança é otimismo cego. Isso só vai destruir a alma humana ainda mais se você permitir que aconteça.

Para viajar além dos limites de uma estrada desconhecida, você deve ter o poder de tomar decisões lógicas. Mesmo assim, tempo, espaço e natureza podem ser imprevisíveis.

Se chover, encontre abrigo. Se não puder, construa e improvise. Se o vento estiver soprando, não caminhe contra ele. Vire-se e espere, pacientemente. O vento se foi.

Se você ver uma cobra, não passe por ela. Não a provoque. Deixe que vá encontrar seu próprio caminho. Ela atacará você se sentir-se ameaçada. Cruzar o caminho de um animal perigoso é um sinal de que você é um hóspede aqui nesta Terra, não o seu mestre.

Caminhe pelas beiradas das pedras afiadas. Se você tropeçar em uma pedra, saiba que suas feridas não vão se curar se você não tomar tempo para tratá-las cuidadosamente.

A dor é o que une todos os seres viventes. Vocês estão todos unidos na dor. No momento em que você começar a perceber isto, sentirá empatia por outras criaturas.

Cuidado com o falso julgamento. A dor pode causar uma reação em cadeia que fará alguém ou algo agir irracionalmente com medo ou raiva. Trate suas feridas. O tempo aliviará a sua dor. O tempo, e apenas o tempo será capaz de curar suas feridas mais profundas.

Se encontrar um estranho que suspeitosamente esteja oferecendo ajuda, não confie e nem lhe conceda o benefício da dúvida. Continue caminhando.

Não, nem tudo é possível. Essa é uma mentira repetida um milhão de vezes para fazer você acreditar que pode fazer tudo o que seu coração deseja, realizar todos os seus desejos, fazer tudo que sua vontade egoísta pede. Você é seu melhor amigo. Você será a primeira pessoa a vir à sua ajuda e atender ao seu chamado de socorro, a primeira pessoa a cuidar de você, a se proteger do perigo iminente ou desconhecido. E você é seu pior inimigo. Você conhece todas as suas fraquezas, como sabotar a si mesmo, todos os seus medos.

O que tudo isso significa, afinal?

O Universo é indiferente a você. A natureza não é autoconsciente.

Não precisa haver uma razão para que tudo aconteça. Mas às vezes, há.

Deus não vai te ajudar.

Então, se você se sentir pequeno hoje, saiba que faz parte de um grande esquema para manter o equilíbrio de todas as coisas que acontecem.

Começamos a morrer no dia em que nos tornamos autoconscientes. Estamos sempre morrendo. O velho eu precisa morrer para que o novo eu possa surgir. A vida é um rasgar-se e rememdar-se. A morte é uma chama dançando no vento. Cá estamos nós tentando nos equilibrar no meio.

Cesar de Andrade
Enviado por Cesar de Andrade em 04/08/2020
Reeditado em 27/04/2022
Código do texto: T7025922
Classificação de conteúdo: seguro