A BÍBLIA PRECISA SER ATUALIZADA? POLÊMICA SOBRE RENÉ KIVITZ

No youtube percebi que estava havendo vários videos sugeridos pelo site sobre a polêmica da "atualização da Bíblia" segundo a declaração de um pastor Batista.

Pois bem, os evangélicos de linha mais tradicional se alvoroçaram com tal declaração de um pastor "pop" da internet. Eu tenho certas ressalvas a este pastor Batista... mas não posso taxá-lo disse ou daquilo, pois não tenho muito conhecimento sobre o que ele vem pregando, apenas sei que ele é de linha de esquerda, na questão política. E acredito que ele é só mais um cooptado pela esquerda política e vai ser um apoiador do PT em 2022. E isso já me desagrada muito.

Choveram respostas a René kivitz provenientes de vários pastores... dizendo que o mesmo estava tentando "interpretar" a bíblia para se adequar ao que ele pensa em particular sobre certos temas, que as "igrejas-instituição" ao longo do tempo repudia.

entre eles, Augusto Nicodemos. Por ser bem respeitado tal pastor presbiteriano, eu resolvi verificar tal resposta dele à essa problemática levantada.

No video no youtube, no canal dele, com o título PRECISAMOS ATUALIZAR A BÍBLIA Augustus Nicodemus, no trecho 39min em diante... e depois do que ele disse nesse trecho, eu pensei, e já vinha percebendo ao longo do tempo, ficou claro a razão toda esse alvoroço.

os evangélicos, ligados a essas instituições religiosas, como os Batistas, presbiterianos, assembleianos, etc., vão aceitar tudo aquilo que está no "credo" da denominação deles. E esse "credo" precisa ter o aval do "LIVRO". O livro é a Bíblia. E esta é interpretada e deve ser interpretada pelos "pastores" líderes dessas denominações.

quando falo sobre interpretação, eu falo sobre temas NÃO CENTRAIS DO EVANGELHO, tais como o Sábado é ou não pra ser guardado? O dízimo é ou não é uma obrigação cristã a todos? O batismo pelo Espírito Santo gera o falar em línguas? Deus fala por meio de profetas como no antigo testamento? A mulher pode vir a ser pastora à luz do NT? Onde está na Bíblia, no novo testamento, que o casamento, quando este se oficializa, é quando a lei civil do Estado-nação formaliza tal união? Quem realiza a união de duas pessoas (daí o casamento) é Deus ou é o Estado? Onde está na Bíblia a designação para que pastores realize casamentos, com as suas bênçãos? Ou o fazem apenas por seguir tradições antigas da igreja católica romana?

Há muitos outros temas que as várias denominações religiosas não irão concordar umas com as outras, sobre certos temas e assuntos, porém... sobre certos temas, estão a favor e sobre outros não. E sobre tais temas, QUEM tem VOZ e a INTERPRETAÇÃO, não é um pastor ou dois, ou três... e muito menos um "crente" de banco, um irmão colaborador ou um mero dizimista... mas sim a INSTITUIÇÃO RELIGIOSA, O SEU CREDO, que veio sendo construído ao longo do tempo, O QUAL É A INTERPRETAÇÃO HISTÓRICA DESSA IGREJA DO CNPJ, COM BASE NO LIVRO CHAMADO BÍBLIA.

Os pastores dessas denominações que têm o seu credo assim e assado, somente pode continuar sendo "pastor" se seguir fielmente (não importa se, de fato, ele segue a Cristo fielmente) o credo da instituição religiosa.

Estes pastores somente recebem esse "termo" pela aceitação do clero já estabelecido e quando aqueles passam por um seminário, da sua denominação em específico. Eles passam a ser "pastores" pela formação q recebem, no seminário, e pela unção clerical dos demais pastores sobre ele, indicando uma aceitação ou reconhecimento como tal, que o aceita na denominação com esse termo, habilitando-o a liderar qualquer "igreja-instituição".

Esse processo é semelhante a qualquer formação profissional que vc possa pensar. Primeiro, você tem o desejo de ser isso ou aquilo, mas para isso, precisa de uma "formação profissional", e daí vem o curso, um tempo de estudo, se qualificando, e, mas isso não é tudo(o desejo, o tempo de estudo), precisa-se de documentos, o Diploma. Tem q ser reconhecido pelo MEC. A inscrição no órgão da categoria profissional (OAB, CRM-Conselho Regional de Medicina, etc.). De posse desses documentos, vc está habilitado a trabalhar.

semelhantemente acontece quando alguém torna-se pastor dessas "igrejas" do CNPJ. Sem isso, se Jesus quisesse que alguma pessoa fosse pastor, sem ter q passar por tal processo, a vontade de Jesus iria se esbarrar com as práticas religiosas das denominações. Sem elas, ninguém pode ser pastor, mesmo se Cristo quisesse. Nesse caso, só se Jesus descesse dos Céus, e aparecesse pessoalmente a toda a classe dirigente, aos pastores em geral, e afirmasse o seu querer a todos. Pois, nesse sentido, Jesus Cristo é um ser "morto" na realidade do dia a dia, de modo que para esses pastores, Cristo só tem vida por meio da boca deles, quando eles afirmam ser a vontade de Cristo, por meio do que está escrito no "Livro", segundo o que eles, com base no credo religioso da denominação em especifico, afirma ser a "verdade" do Livro.

Daí se percebe claramente na fala do Sr. Augusto Nicodemos quando o mesmo diz que só podemos conhecer algo de Jesus pelo que está escrito no Livro. Como se Jesus tivesse deixado um livro escrito e agora basta lê-lo que está tudo resolvido, como se não houvesse outras formas, fora das Escrituras, de Jesus nos ensinar certas coisas que não está escrito no livro diretamente (e digo não no sentido de conflitar com o que foi deixado escrito)... de se revelar ao pecador de outras formas que não seja por meio da leitura da Bíblia... de falar ao cristão algo que não está escrito no Livro de forma clara. Será que Jesus Cristo não é poderoso pra salvar e levar para si uma criança, que por acaso, tenha vindo a falecer, e que ainda não tinha aprendido a ler (e portanto não leu a Bíblia) e nem teve a capacidade mental para entender uma pregação de púlpito? Será que uma pessoa com problemas mentais, por razões genéticas, nasceu assim... Cristo não seria poderoso para se fazer conhecido a essa pessoa e salvá-lo?

Há muitas formas de Jesus me ensinar algo e que posso aprender que não necessariamente lendo a Bíblia.

Ele pode usar uma pessoa (sendo q essa pessoa nem consciente está de que está sendo usada) para agir ou falar de uma forma que na ação ou na fala está a me transmitir um ensinamento dele. Ele pode fazer que certas coisas cooperem para o meu bem. E essas "certas coisas" que menciono, são tão variadas, que seria perca de tempo alistá-las aqui.

Mas para certos Pastores, quando algo conflita com o que o Credo de sua denominação diz ser a verdade, eles reduzem a revelação de Jesus à literalidade das Escrituras ou segundo a interpretação que eles fazem.

Desse modo, pergunto: onde está na Bíblia a recomendação do seminário para formação de pastores? Que pastores devem ser dedicados ao estudo, sim, devem... mas onde está a obrigatoriedade do seminário, que - embora eles não digam claramente - mas é o validador da formação pastoral, especialmente nas igrejas históricas... batistas, presbiterianas, metodistas, luteranas? onde está no Novo Testamento o mandamento explícito da obrigação do dízimo? Que os cristão devem contribuir para que a Palavra se propague, e que haja ajuda financeira àqueles que se dedicam e vivem de levar o Evangelho as pessoas, sim... há na Bíblia; mas pergunto: onde está a obrigação dos 10% mensal do salário ou renda que alguém tiver?

Cito somente esses dois pontos, que é a base do surgimento dessa classe de profissionais que sobrevivem como meros papagaios repetidores de credos de suas denominações religiosas.

Claro, não entro no aspecto se são pessoas honestas ou não, se são fiel servos de Cristo ou não; se estão a enganar as pessoas ou não...

não compete a mim julgar o caráter deles... as motivações do interior deles...

o que critico é essa criação de uma classe sacerdotal do Livro, levando as pessoas a ficarem pressas às interpretações que a igreja-cnpj-histórica diz ser a única forma de entender aquele livro; e que fazem desses fieis verdadeiros adoradores não de Jesus, mas do Livro.

Acham que o Jesus Cristo real está nas páginas do livro e que ele fala somente quando se ler Marcos, Evangelho de João, as cartas de Paulo... claro que através do que está Escrito o Espírito Santo age nos revelando Jesus, mas o próprio Jesus também age e se revela a nós por meio de muitas e variadas formas, das quais, muitas vezes, nem as percebemos.

Por exemplo, diz Paulo que a Paz de Cristo seja o nosso juiz (árbitro). Quis ele dizer que diante de certas circunstâncias de nossas vidas, não vai ser, abrindo a Bíblia, lendo as cartas de Paulo, que nós iremos encontrar a vontade de Deus em específico para aquela determinada situação ou ocasião, e sim, percebendo os fluxos do Espírito de Deus em nós, seja falando a nossa mente (consciente e inconsciente) ou falando através das circunstâncias e acontecimentos, ou através de pessoas... enfim, de sorte que a paz de Deus vem ao coração, vem à alma, e nesse sentido, ela se estabelece como o "juiz" que decide sobre isso e aquilo. E dá a sentença final, pois a paz começou a reinar.

Mas essa liberdade do Espírito de Deus não interessa muito a essa classe sacerdotal de mediadores entre Deus e os homens... a eles interessa as demais pessoas olharem para eles e ficar esperando algo que venha de Deus, por meio desse conhecimento aprofundado que somente eles têm da Bíblia, daí a ênfase numa espécie de "adoração" ao Livro.

Marcos Paulo