Sobre valores - Lealdade

Certa vez me perguntaram qual valor era indispensável, diante de qualquer relacionamento.

Antes de responder busquei na memória as lembranças de antigos amigos, de uns poucos amores, dos familiares queridos e de pessoas que conheci só rapidamente, mas que se distanciaram, nesses caminhos da vida.

Se naquele momento eu não soube responder, hoje faço a reflexão de que não se vive nada, verdadeiramente, se um laço de Lealdade não unir as pessoas.

A Lealdade assegura que a pessoa vai estar do seu lado mesmo distante, e você tem a confiança de que pode contar com ela em qualquer situação, inclusive as inesperadas. O amigo leal não cria razões ou subterfúgios para que promessas não sejam cumpridas. O amigo leal pode demorar a chegar, mas você tem a certeza que ele virá, porque assim foi combinado.

A Lealdade pressupõe que entre vocês existe um espaço próprio, delimitado de tal forma que não pode ser questionado.

Na Lealdade existe fé, certeza de que um defenderá o outro, e por ele será defendido.

Já conheci pessoas que eram sinceras, amorosas, e me chamavam de amiga. Mas foram desleais, apesar de tudo. Não pude contar com elas, quando era a única coisa que importava.

Perdoa-se uma mentira, uma decepção, uma palavra dolorosa ouvida. Mas a deslealdade parece instransponível, pois quebra algo que não pode ser consertado.

Soraya Souto
Enviado por Soraya Souto em 16/06/2021
Código do texto: T7280272
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.