A VERDADE SOBRE O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS

Eu fico me perguntando a quem interessa as novas tecnologias. Aos pobres? Aos professores? Aos trabalhadores? Os juízes e promotores estão trabalhando remotamente. Senadores e deputados também estão trabalhando de forma remota. Enquanto políticos pedem a volta das aulas presenciais, os mesmo favorecem grupos hegemônicos de empresas de educação a distância, como é o caso do Paulo Guedes e sua família, que são sócios de empresas na modalidade EAD. Ou seja, não é a educação que está em jogo, mas o quanto se pode lucrar com ela, seja na economia ou na política. Lógico que a modalidade EAD não da acesso para todos os estudantes e muito menos para quem não pode pagar, pois implica em gastos adicionais como internet banda larga e energia. Lógico que nesse momento de pandemia poderíamos usar essa modalidade para salvar vidas, lógico que essa modalidade deveria ser paga pelo Estado, lógico que, de modo geral, essas novas tecnologias favorecem ricos e privilegiados que não precisam pôr a mão na obra, lógico que o discurso retórico do retorno as aulas presenciais é um discurso circense de quem não estão preocupados com a educação em si e muito menos com a vida dos brasileiros. No final o que vemos é a vida humana sendo moeda de troca enquanto as novas tecnologias favorecem a poucos.