A bruxa de Gêmeos

Eu era capaz de ver e entender os dois, às vezes três ou quatro lados dos conflitos entre as pessoas, como se tivesse a capacidade de olhar através dos olhos deles, como se conseguisse sentir todas as suas dores. Contudo, essa sensibilidade, essa capacidade de ver o outro, sentir a dor do outro, já passava me incomodar: eu me esquecia por vezes de ver o meu próprio lado, de reclamar os direitos e de combater a minha dor.

Como conciliar essa hipersensibilidade e a luta que cada um trava dentro de si mesmo? Como conciliar o altruísmo com o egoísmo necessário? Cansei de me doar demais pelas pessoas, cansei de ser usada. A conselho de um amigo, li Jung, especificamente a parte em que ele, inspirado por Nietzsche, fala sobre um componente da psique humana denominado A Sombra, um lado sombrio que todos nós temos. Nosso lado perverso, egoísta, capaz de ferir, de mentir e de machucar.

Cada um deve entender que representa um perigo para o outro e para a sociedade. Esse lado, se reprimido demais, gera rancor e frustração pela incapacidade de se defender e pelos seguidos proveitos que as pessoas tendem a tirar da inocência alheia. Você deve ser capaz de reconhecer a maldade em si e nos outros e reconhecer que você também pode fazer o mal, caso contrário você não será bom, será apenas bobo, inocente e uma presa fácil para quem realmente é mau. Bondade é escolher fazer o bem, mesmo tendo o poder de fazer o mal.

Eu então sorri, um sorriso maligno de assustar o próprio Diabo, e, neste momento, sem ninguém reparar pois ninguém mais observa o céu, as maiores estrelas da Constelação de Gêmeos, os irmãos Castor e Pólux, que simbolizam respectivamente brilho e luz, força e coragem, olharam orgulhosos para sua protegida.

"Seja forte e corajosa! Para enxergar as maldades do mundo, é preciso perder a inocência e aceitar a maldade que você tem dentro si. Para combater a maldade é preciso ter maldade também, é preciso saber dizer não, é preciso saber lutar, e, por vezes, neste mundo contraditório em que vivemos, é preciso fazer o mal para fazer o bem".

Eu guardei tudo isso no coração e já era uma pessoa diferente.

Lena Gomes
Enviado por Lena Gomes em 05/01/2022
Código do texto: T7422775
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.