UM ÓDIO MAIS ABSTRATO E SANGUINÁRIO

Mais grave do que nutrir ódio contra outro ser humano em razão de uma ofensa pessoal, é legitimar o ódio contra pessoas desconhecidas apenas por aquilo que elas simbolizam ou por aquilo que elas fazem parte, como por exemplo, de uma religião, filosofia, ideologia, nação, seita racial, credo ou até mesmo um time de futebol. Essa forma de ódio, profundamente abstrato e de um alcance coletivo, é muito mais mortal e sanguinário; e, de fato, já levou milhares de pessoas às piores atrocidades nunca antes cometidas; muitas vezes, até mesmo justificando assassinatos em massa em nome daquilo que defendem tão veentemente! O comunismo, o nazismo e as seitas de nosso mundo contemporâneo são grandes maneiras de ensinar o veneno do ódio às pessoas sem precisarem saber o motivo do que temem e odeiam. Pois, nesse caso, basta tão somente a presença do estrangeiro para fazer dele um grande bode expiatório ou inimigo que deve ser combatido a qualquer preço. Na verdade, qualquer forma de ódio é prejudicial para a vida humana, mas viver de um sentimento destrutivo na sua massiva propagação para fazer sobressair a sua "divindade", é no mínimo uma grande covardia contra aqueles que não têm nada haver com a perversão de tais indivíduos obscurecidos em suas próprias mazelas e nocivas idiossincrasias.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 27/02/2022
Reeditado em 27/02/2022
Código do texto: T7461615
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.