Um ateísmo de quinta série

Não há nada mais parvo do que um (neo)ateu recortando trechos violentos da Bíblia. E pior: recortando os trechos para azucrinar os religiosos.

-- “O Deus de vocês é perverso”. Ur durrr, tá vendo! rs

Dá até preguiça de responder. Primeiro, a Bíblia não é só um livro sagrado. É um livro literário com diversos gêneros. Seus personagens violentos são tão violentos quanto os personagens de outras obras literárias. Segundo, não se pode julgar o comportamento dos antigos com a cabeça, a forma de organização e o modo de viver dos modernos. Os antigos não enxergavam a violência como nós enxergamos. Terceiro, muitas fábulas ou narrativas bíblicas lá estão apenas como pano de fundo moral para ensinar ou explicar a origem da perversidade, por exemplo. A forma pedagógica como os antigos escolheram para educar tem relação com os seus deuses. Os deuses foram os primeiros pedagogos desses povos antigos. Iahweh, por exemplo, começou sua trajetória como o “deus da guerra” e só depois de muita evolução teológica se tornou o “deus do amor” no Segundo Testamento. E ainda assim há controvérsias. Toda essa trajetória teológica só se consegue entender com muito estudo e leitura.