A menina e os sapatos vermelhos

Há algum tempo atrás existiu uma menininha muito pobre. O sonho daquela menina inocente era ter lindos sapatos vermelhos, com o brilho do verniz e o cheiro de rosas frescas. Então, no seu décimo aniversário sua madrinha conseguiu presentea-la com um lindo par de sapatos vermelhos reluzentes. A menininha ficou tão feliz e emocionada, prometendo para si mesma que jamais tiraria aqueles sapatos de seus lindos e delicados pezinhos.

O tempo passou... A menina, que agora já era uma linda moça, seguiu com sua promessa. Porém, com o passar do tempo os sapatos não tinham mais tanto brilho e se ofuscaram diante das marcas de uso, os pequenos pés cresceram, e, aqueles sapatos que antes lhe cabiam bem já começavam a aperta-los. Mas, a moça, mesmo com dores não percebia que os calçados que ela tanto amava não cabiam mais nela e já não tinham aquele brilho de antes. Entre dores e sofrimento os pés se atrofiaram, e ela não mais conseguiu andar. Permaneceu com os sapatos. Mas, perdeu para sempre o prazer de viver.

Os pés da menina simbolizam os ciclos que passamos ao longo de nossa vida, com o tempo eles mudam e temos que deixar de lado velhos hábitos e pessoas que já não nos cabem mais. O problema é quando não temos a consciência de que aquele ciclo se encerrou e ficamos presos para sempre ali, vivendo onde não nos cabe, atrofiando nossos sonhos e perdendo nossa alegria de viver, pelo simples fato do apego ao que já existiu.

Que tenhamos sabedoria para evoluir a cada dia. E, acima de tudo, coragem! A vida requer muita coragem para sair da nossa zona de conforto, pois isso muitas vezes significa abrir mão de coisas que não queremos deixar para trás.