COMEÇO, MEIO E FIM

Todo meio e fim depende do começo, toda atitude que se desenrola nesses períodos depende unicamente de quando começou, as aflições e os comportamentos emocionais são frutos de ações mal planejadas sem o uso da razão, sem um aconselhamento motivator para o sucesso e para a bem aventurança. Somos falhos mesmo tendo capacidade intelectual e bom desempenho social, agimos equivocadamente quando não estamos preparados para assumirmos a responsabilidade que terá influência na vida de outras pessoas, principalmente familiares, aqueles que estão bem mais próximos de nós e que esperam muitas vezes que sejamos o suporte fundamental para uma convivência digna e pautada pelo poder de decisão. O sentimento de amor tem que estar presente, a força da capacidade mental tem que ser firme e comprometida com a lealdade e a transparência, tudo tem que ser explicado nos mínimos detalhes, que seja bom ou não para quem precisa de uma orientação para o seguimento da vida. Não adianta agir por emoção ou levado por situações que aparentemente sejam simples e de fácil solução, aí é que reside o perigo, é aí que tudo pode ter um desfecho não esperado.

O começo é a peça chave para que um futuro chegue da forma que desejamos e merecemos, a vida tem que ser bem planejada desde o momento em que resolvemos assumí-la com o mínimo de dignidade. Se começamos mal é claro que não podemos esperar que as coisas fiquem como queremos, o impulso da razão deve ser acionado, o concenso tem que ser estabelecido e as mágoas e decepções que porventura advenham de algum ato impensado devem ser analisadas e encontrado um denominador aceitável para que se controle as causas e freem as inevitáveis conseqüencias. O mal que hoje pode estar afetando uma pessoa pode ser o resultado de um ato impensado lá atrás, naquele momento em que não pensamos se poderia ser bom ou não para continuarmos com aquela determinação.

O fato é que, se agora temos problemas e não sabemos como resolvê-los, se tudo parece ser tão difícil para nós e não vislumbramos uma solução para que tudo volte ao normal, é necessário que tenhamos calma absoluta, discernimento para uma tomada de decisão, uma decisão extra, fazendo com que a compreensão se instale na mente de quem ora precisa urgentemente de um apoio psicológico, o que é de fundamental importância, tanto para o necessitado quanto para quem está do seu lado e também sofre com a grave situação em evidência.

Como vemos, o começo, o meio e o fim é uma seqüencia importante para um desempenho livre de problemas quando bem planejado e elaborado com sabedoria e nele embutido uma boa dose de amor e outra de compreensão para que o ritmo da vida seja agradável e também saudável. A reflexão deve ser permanente em qualquer situação, na calmaria ou nas crises pessoais ou coletivas, o pensamento deve estar voltado para o lado positivo sempre, mesmo que nuvens de insegurança se estabeleçam entre nós. Ter perseverança e apoio daqueles que nos assistem é necessário, nunca é demais uma palavra de carinho ou um conselho qualquer, isso só ajuda. Esteja sempre pronto para ouvir aqueles que lhe querem o bem e agradeça a Deus pelo que receber por pouco que seja, nem sempre o muito é provincial, muitas vezes o pouco pode lhe sustentar por uma vida inteira.

Moacir Rodrigues
Enviado por Moacir Rodrigues em 06/06/2022
Código do texto: T7531788
Classificação de conteúdo: seguro