MINHAS TRISTEZAS DEIXO NO CAIS

   O velho e abandonado cais tem me inspirado e me oferecido momentos de reflexão. Convivo com ele há longos anos, tornou-se meu ponto de apoio, minha segunda casa, mesmo ao relento. As minhas noites sempre são envolvidas em devaneios, em pensamentos que me expulsam da realidade triste que ora vivo. Mas mesmo assim sou feliz, não aquela felicidade que todos almejam, mas a felicidade a qual posso dispor, infelizmente. Vivo só como um abandonado pelo destino, só tenho a favor as forças que regem a natureza. O vento frio do cais é meu companheiro das noites enluaradas ou não, o brilho das estrelas me fascinam e me ensinam a ser forte, sinto que derramam bálsamos sobre minha cabeça e alimentam minha mente a reagir contra as intempéries da vida.

   Sou um chato? Não sei. Sou um arrependido? Talvez. Tenho esperança de que algo pode mudar? Acho que sim. A minha vida é pautada pelas desordens que a melancolia promove em mim. Sou uma pessoa triste, minha aparência denota isso, porém toda essa tristeza que carrego eu deixo no cais, ali ela se esvai, some mergulhando nas águas do ancoradouro por entre velhas embarcações que não mais navegam. São silhuetas sobre as águas que durante a noite até assustam. Elas podem até captar minhas tristezas ali deixadas, podem absorvê-las talvez para me devolverem depois. Mas eu não as recebo e sabem por que? Porque novas tristezas me invadem e o meu objetivo é sempre esse, me desfazer do que não me convém e deixar no cais, ali terão seu fim.

Choro às vezes sem motivo aparente, tento me esconder das tristezas, mas elas me acham, me agridem, me ferem, mas eu sou forte, destemido, corro então para o cais onde encontro socorro, onde consigo me desfazer delas. Foi ali naquele local onde navios aportam, passam dias e depois vão embora, talvez levando também um pouco das minhas tristezas e deixando-as em alto mar, que comecei a minha vida, ainda jovem, com os melhores desejos, porém poucos foram atendidos. Muito trabalho, muita luta pela sobrevivência, muitos dissabores e amores perdidos. Muitos desenganos. Mas resisti, consegui ficar de pé, apenas carregando tristezas, mas com o poder de me desvencilhar delas.

Moacir Rodrigues
Enviado por Moacir Rodrigues em 02/07/2022
Código do texto: T7550640
Classificação de conteúdo: seguro