Na Luta Entre a Razão e o Coração

Na luta entre a razão e o coração, quem se machuca é o coração, muitas vezes por não ter razão, ou pela razão não ter nada que lhe de o nome de razão, ou ainda às vezes a dor pode ser por ter tido a razão e faltado ter coração. Mas muito difícil é ter razão e faltar coração, acontece, mas é muito raro, o que não acontece mesmo é fazer um convencer o outro de que está certo quando surgir a mínima suspeita de suas controvérsias. Raro mesmo é fazer, nessa circunstancia principalmente, o coração obedecer à razão e vice-versa.

Sem noção fica o coração, angustiado pela própria existência da razão, e a razão, essa sim fica indignada com as “idiotices” do coração, como assim mesmo a chama quase todas as ações do coração são consideradas idiotices para a razão. E “as vezes” quem me dera nunca ter que ter razão, que geralmente atrapalha o coração, o difícil é querer o contrário, ou até mesmo menos coração e mais razão.

Por isso é que me pergunto então:

Coração, porque você não me obedece???

Seria tão mais fácil, já que eu tenho razão, você não, e não sabe o que é melhor, você faz o que eu mando e pronto, sem dor, sem sofrimento, sem imprevistos...

Mas não, você inciste em ser maluco e inconseqüente, afinal, não fosse assim que graça teria???

Seria uma robotização da vida e das pessoas... e você me diz:

“Quem disse que você sabe o que quer?”

“Quem disse que ter razão é bom?”

“E pior, a própria razão, tem alguma razão?”

“E se tivesse bom pra ela, afinal o que se faz com a razão?”

O dicionário define razão como:

“O conjunto de faculdades intelectuais que distinguem os homens dos demais animais. Raciocínio, pensamento, opinião, julgamento, juízo, direito, justiça, explicação, causa ou justificação, argumento alegação.”

Agora nem precisa me perguntar o que se faz com o coração? Precisa?

Para que ser o dono da razão; razão esta que se engana, assim como o coração, mas a diferença é que quando o coração se engana cedo ou tarde esse engano é percebido e sempre pode ser corrigido. Não que se possa voltar ao passado, mas pelo menos se pode dirimir um pouco as conseqüências de um jeito ou de outro.... Se não depender só de você, mas se você fizer pelo menos sua parte já é válido. Além de o coração assumir seus erros. Já a razão, quase nunca assume os seus erros, e por agir de forma mais dura, já que não admite falhas, os erros são no mínimo mais difíceis de corrigir. Deve-se estar como dizem: “Bom da cabeça, nunca doente do pé.” E assim vou seguindo com meu bom e velho coração calejado. Calejado, mas nunca fechado e nem dormente ou gelado, por mais calejado que esteja sempre pode doer um pouco mais.

Então não se preocupe com a razão, que o coração já é preocupação demais, mande a razão para o espaço e viva intensamente o coração; se você é do tipo que só se apaixona pela “pessoa errada”, mas se dessa vez não for a pessoa errada?

Ouça o que seu coração diz a respeito disso. Pois aposto que foi a tal razão que te fez concluir que aquela é a “pessoa errada”. Afinal não existem “pessoas erradas”, o que existe são meios errados de se conviver com as pessoas, meios esses que sempre são o mais fáceis, talvez por isso convivamos de forma tão desarmoniza, talvez por isso haja guerras, talvez por isso não aproveitamos mais nossas famílias e amigos.

Se você se encontra em uma dessas situações, talvez você deva ouvir mais seu coração... lembre-se e repare que a razão é sempre negativa e duvidosa, enquanto o coração é positivo e misterioso, o que é diferente, então escute menos a razão e mais o coração... já que como dizia o Sábio: “O coração é mais sábio que a razão”.