O PAÍS DA PORTA GIRATÓRIA

Se tem algo que, na minha opinião, simboliza muito bem como o Brasil funciona é a porta giratória dos bancos. Vou dizer o porquê.

Essas portas, quase sempre equipadas com detectores de metais a fim de prover segurança em instituições contendo grande quantia de valores em dinheiro e suscetíveis a assaltos, acaba sendo por ora bem inúteis e até atrapalhando ainda mais as empresas e seus clientes, pois é comum casos de pessoas que foram constrangidas e processaram seus bancos por serem obrigadas até a se despirem para provar não possuir armas e poder passar, e há até casos de acidentes quando alguém fica preso numa dessas portas, já que o detector de metais apita ao menor sinal de detecção de metal, por um mísero alfinete na roupa ou até mesmo em pessoas cirurgiadas com pinos ósseos ou marca-passos. No entanto, mesmo com todo esse rigor, quando uma quadrilha fortemente armada chega para assaltar, aí não tem porta que segure! Tanto que algumas instituições financeiras mais inovadoras, como é o caso de algumas fintechs, vêm aposentando e retirando esse tipo de equipamento de suas entradas.

Sim, mas e aí? O que isso tem a ver com nosso país? Tudo a ver! O Brasil funciona exatamente desse jeito, não apenas na esfera da segurança pública, mas na administração pública em geral, na saúde, educação, economia, infraestrutura, judiciário, e tudo mais. Repleto de gargalos com burocracias inúteis que muito mais atrapalham do que ajuda e nada de resolver os problemas, pelo contrário, só pioram ainda mais.

Neste Domingo de primeiro turno nessas tão disputadas eleições, independente de quem forem seus candidatos, pense muito bem em quem for votar. Não vote em quem instala ainda mais portas giratórias e muito menos nos ladrões quadrilheiros os quais vão te assaltar a todo custo, mas sim em bons "guardas" os quais vão de fato te proteger dos ladrões, resolver ou ao menos atenuar os males que assolam a nação.