Utilidade Não É Produtividade

De todas as distorções do capitalismo talvez a mais cruel seja sua definição de utilidade. Só é "útil" aquilo que está totalmente ligado ao trabalho e à produtividade. Isso fica muito explícito no termo "dias úteis", que são os dias de trabalho, se opondo aos "dias inúteis", que são os dias destinados ao lazer e ao descanso, chamado de "fim de semana" pra não ficar tão explícito que o pensamento capitalista acha tudo isso inútil!

Outro ponto é a chamada "cultura inútil", que engloba tudo aquilo que não trás diretamente um conhecimento voltado à produção e ao trabalho. NÃO EXISTE CULTURA INÚTIL! Cultura é cultura, ponto! E o conhecimento não precisa ser voltado à produção para ser útil, todo conhecimento é válido, independente de outros fatores, por que o conhecimento é um fim em si mesmo, se ele além disso servir para produtividade é um "a mais", não uma obrigatoriedade!

A ideia de que o teu trabalho te define é outro absurdo! Você não é aquilo com o que você trabalha, isso é apenas mais uma das tuas características como pessoa, e ouso dizer, nem a mais importante delas! Existem N outras coisas que você faz que te definem muito mais como pessoa!

É vil e cruel a noção de que você tem que viver em função do seu trabalho, que todas suas decisões de vida devem ser tomadas a partir do seu trabalho. Talvez onde isso fique mais evidente é na cultura do empreendedorismo, que prega que você deve estar o tempo todo pensando na sua empresa! É um absurdo que você esteja trabalhando todos os dias da hora que acorda até a hora de dormir! Por que pensar no trabalho é trabalhar!

Precisamos urgentemente valorizar muito mais o ócio, a diversão, os hobbies, tudo aquilo que não produz necessariamente nada para o mercado, ou mesmo para a sociedade, mas sim para nós mesmos, para nossa saúde mental, nossa alegria, nossa vida!

A maneira mais saudável de viver é gastarmos mais tempo no lúdico do que no "produtivo", tanto que os países que mais focam na qualidade de vida dos seus cidadãos estão diminuindo cada vez mais as horas de trabalho, mirando na semana "útil" de 3 dias!

Viver não é trabalhar, viver não é produzir, viver é se divertir, é conversar com amigos, ver filmes, ler, ouvir música, e precisamos viver mais!