Amadurecer

Amadurecer, me parece, é aprender a conviver com seus pequenos apodrecimentos. Seja da fruta, que à medida que amadurece, já começa a ficar podre. Seja a fermentação da uva, que vai direcionando e criando novos sabores. Seja a gente, que não entende direito quando isso acontece, mas sabe que é sempre tarde demais pra que tomemos decisões das quais não nos arrependamos. Ou talvez tenha a ver com uma mistura de amar, com endurecer. Igual à fruta que amolece e adoça sua polpa, mas endurece o caroço. E ainda assim, quando isso ocorre, quando não se destina ao alimento, que também é uma forma de colheita, logo logo começam processos de decomposição que acabarão por estragar aquela fruta. De certa forma, me parece que amadurecer tenha a ver com isso mesmo. As coisas que de alguma forma ou outra a gente acumula, e geralmente as coisas que mais machucam: uma decepção, uma quebra de espectativa, um erro. É como se ao longo desses pequenos acúmulos a gente mude o jeito de olhar o mundo e de se relacionar. Mas quando isso chega? Sabe outra coisa que também pega? Quando será que esse processo do lidar com seus pequenos apodrecimentos começa a se tornar azedume - cana azeda, fruta azeda, comida estragada? Mais uma vez, não sei… Se saberei um dia é uma pergunta pra toda a vida.