Ousado, prudente e sábio

A tão propalada expresão: "O importante é ser feliz", tornou-se preocupante rolo compressor, que vem aniquilando todos os conceitos e valores que se encontram em seu caminho. Como tenebrosa avalanche, formada pelos mais díspares desejos: salutares e doentios, nobres e mediocres, edificantes e destruidores...

Ao longo da história a humanidade construiu pilares frágeis, com a argamassa do interesse pessoal, cujo intúito era o de sustentar valores de uma época, de um período e que por esse motivo, esses estariam fadados a ruir em algum momento. Ocorre que, em meio a tudo isso, há pilares pétreos, que norteiam e sustentam a convivência harmoniosa, que oxigenam a saúde psíquica... Alguns desses últimos, nem pelo raso intelecto humano foram criados. Por tanto, sem esses indispensáveis suportes atemporais, a humanidade entraria em angustiante desalinho e mergulharia em uma aspiral de desassossego; sem precedentes.

Seja ousado e prudente, sem abrir mão da sabedoria, pois é ela que nos dará o discernimento para compreendermos os limites dos dois primeiros predicados. Alias! Os dois primeiros só são predicados, quando há sabedoria.