Querida Leonilda!

Era um chinês de idade cronológica um pouco avançada.

Muito bondoso e circunspecto,

Com um nome meio católico, Sr Sebastião.

Adorava o papai, e volta e meia o convidava,

para uma cachaça, peixinhos fritos, dentre outros petiscos com molho chinês.

Tudo servido ao redor de uma mesinha no fundo da casa, onde,

canteiros profusos de todo tipo de planta, arbustos, pedras, e água, formavam o belo jardim.

Um jardim chinês.

Vivia só.

Leonilda, ajudante de minha mãe, às vezes dava um jeitinho na casa dele também.

Ele se apaixonou por ela e fez de meu pai que fez de minha mãe, a porta voz da proposta do casamento.

Leonilda era linda e alegre. Pegava o rodinho, assim do nada, com o pano encaixado, o levantava bem alto apoiando-o na cintura, como uma porta bandeiras, e nos convidava, e fazíamos um cordão atrás dela todo mundo dançando e cantando.

Um dia papai entrou na cozinha e deu de cara com aquele carnaval. Ela ficou envergonhada, de olhos arregalados, e pediu desculpas, ao que papai respondeu: -“que música vocês estavam cantando?”

Preferiu ir embora da nossa cidadezinha, foi para o sul, trabalhar em plantações de tabaco, que lhe comprometeram brutalmente a saúde.

A mamãe deu as notícias com os fatos praticamente consumados. Sem chance de a visitarmos.

Quando aconteceu a morte dela, pensava que suas condições físicas limitaram sua vida, mas não, foram as condições de trabalho, que a levaram à morte.

O médico que a atendeu na nossa cidade, acreditou que os sintomas se deveram ao contato com as folhas de fumo (doença da folha verde do tabaco), ou, intoxicação por agrotóxicos, ou ambos.

É estarrecedor o estudo publicado* sobre os adoecimentos do modo de produção dos trabalhadores dessa atividade familiar autônoma. Com equipamentos vendidos a alto custo, o calor do uso, e a reutilização não recomendada, a proteção é aquém!

Querida Leo, hoje acordei e me lembrei de você. Acho que é porque é Carnaval e você gostava tanto! Acho que é porque você foi memorável em minha vida. Recordo sua história e me ocorre que ela pode ser um exemplo do valor da vida, do como deveriamos proteger todas e todos que trabalham. Sei que tais valores humanistas não cabem no sistema capitalista. E que até que afetem diretamente pessoas próximas, muitos não se incomodarão.

Você deixou saudade numa família inteira e de uma forma diferente, no coração do Sr Sebastião.

*https://www.scielosp.org/pdf/csc/2014.v19n12/4797-4808/pt. Ciênc. saúde coletiva 19 (12) Dez 2014. Cultivo do tabaco no sul do Brasil: doença da folha verde e outros agravos à saúde. Riquinho, D. L. & Hennington E. A.