1. SE HUMILHAR - Série Entendendo o Processo de DEUS

1. SE HUMILHAR

2 Crônicas 7.14

Introdução: Você tem áreas em sua vida que precisam de cura? Todos nós queremos viver e ver a nossa terra sendo totalmente curada, mas precisamos entender os Processos de Deus em nossas vidas.

• Você já teve a sensação de estar muito próximo de receber o milagre, mas falta alguma coisa para alcança-lo?

• Porque muitos naufragam na fé?

• Como viver em vitória?

A promessa de 2 Cr. 7.14 está sendo direcionada para o povo de DEUS. Um povo chamado para viver em obediência e fé (Rm. 1.5-6). Isto é, somos chamados para viver, aprender e entender os processos de Deus em nós. A promessa é para aqueles que em seu viver diário invoca o Nome de JESUS em suas guerras, pois não confiam em homens, em si mesmos, ou em outros deuses. Mas, somente no SENHOR.

Nesta série aprenderemos que sem esses processos espirituais não alcançamos a cura por completo. Junto com essa série estaremos em 21 Dias de Oração, e aprenderemos sobre Humildade, Constância e Consagração e como esses simples e desafiadores processos são vitais para recebermos a “cura em nossa terra” (2Cr. 7.14).

Esses processos (humilhar, orar, buscar a Face do SENHOR, se afastar dos maus caminhos), não são opcionais, mas vitais. Entenda, não é do nosso jeito, mas sim do SENHOR. Se seguirmos esses processos veremos a nossa terra curada (2Cr. 7.14). Disposto a viver e Entender os Processos de Deus em sua vida?

AFINAL, PORQUE DEVO ME HUMILHAR?

“Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor”.

(Efésios 4:2)

Aprenderemos hoje sobre o processo de humilhar a nós mesmos, conforme lemos em 2 Crônicas 7.14 sem esse processo não veremos o cumprimento da promessa.

Para vivermos em humildade é necessário negar a nós mesmos, tomar a cruz e seguir a Jesus:

“Então ELE chamou a multidão e os discípulos e disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

(Marcos 8:34)

A razão de precisarmos negar a mim mesmo, todos os dias, é porque nós somos tão sujeitos em buscar prazeres em outros lugares. Mesmo sendo pastor, eu preciso todos os dias negar a mim mesmo, devido a minha tendência de buscar prazeres em outros lugares, longe de DEUS. Alguns desses lugares não são necessariamente pecaminosos, mas não é o melhor lugar (Lc. 10.41-42)

O processo da humildade não é fácil, mas é um caminho excelente, dentre tantos exemplos bíblicos, estudaremos o exemplo de Naamã.

2 Rs. 5.1-27: O exemplo de Naamã

CARACTERÍSTICAS DE NAAMÃ

• Homem de autoridade (comandante do exército da Síria) (v. 1);

• Respeitado e honrado (v. 1);

• Bem sucedido (vitorioso em suas batalhas) (v. 1);

• Grande guerreiro (v. 1);

• Ficou leproso (v. 1);

ATITUDES DE NAAMÃ

• Ele ouve e obedece o conselho da menina israelita (v. 2-4);

• Ele parte com o coração esperançoso para Israel (v. 5);

• Ele obedece seu rei e entrega a carta para o rei de Israel (v. 6-7);

• Ele obedece o rei de Israel e vai até a casa de Eliseu (v. 9);

• Ele chega na casa do profeta Eliseu cheio de pompa (v. 9)

VIVENDO O PROCESSO DE SE HUMILHAR

“Sejam todos humildes uns para com os outros, porque "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.

(1 Pedro 5:5,6)

1. MUITO MAIS QUE UMA CURA, O SENHOR QUER TRATAR O NOSSO CORAÇÃO

“Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?”.

(Hebreus 12:7)

2. O SENHOR QUER EXTRAIR O NOSSO ORGULHO

“Eliseu enviou um mensageiro para lhe dizer: "Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado".

(2 Reis 5:10)

3. O SENHOR QUER EXTRAIR A NOSSA INDIGNAÇÃO E REBELDIA

“Mas Naamã ficou indignado e saiu dizendo: "Eu estava certo de que ele sairia para receber-me, invocaria de pé o nome do Senhor seu Deus, moveria a mão sobre o lugar afetado e me curaria da lepra”.

(2 Reis 5:11)

4. O SENHOR QUER TRATAR OS NOSSOS PENSAMENTOS E SENTIMENTOS

“Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração”

(Mateus 12:34)

5. O SENHOR QUER EXTRAIR O NOSSO OLHAR ARROGANTE

“Não são os rios Abana e Farfar, em Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Será que não poderia lavar-me neles e ser purificado? " Então, foi embora dali furioso.

(2 Reis 5:12)

6. O SENHOR QUER EXTRAIR A NOSSA PREPOTÊNCIA

“Mas os seus servos lhe disseram: "Meu pai, se o profeta lhe tivesse pedido alguma coisa difícil, o senhor não faria? Quanto mais, quando ele apenas lhe diz para que se lave e seja purificado! "

(2 Reis 5:13)

7. SE NOS HUMILHARMOS NA PRESENÇA DE DEUS RECEBEREMOS A CURA

“Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”.

(Mateus 23:12)

8. O SENHOR DESEJA QUE NÓS NOS HUMILHEMOS EM SUA PRESENÇA

“Assim ele desceu ao Jordão e mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus; ele foi purificado e sua pele tornou-se como a de uma criança”.

(2 Reis 5:14)

“Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido”.

(1 Pedro 5:6)

CONCLUSÃO:

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra”.

(2 Crônicas 7:14)

• O SENHOR está nos chamando para descermos do salto do orgulho, da vaidade do EU, e nos humilharmos perante ELE. Sigamos o exemplo de Naamã que abandonou o orgulho, negando a si mesmo, se humilhou e foi curado.

• Fujamos do exemplo de Geazi que mesmo sendo servo de Eliseu (v. 20), permitiu que o pecado entrasse em seu coração (v. 20), e por não se humilhar na Presença do SENHOR acabou sendo castigado com a lepra e o fim de seu ministério profético (v. 27).

• Sejamos como Eliseu, homem de DEUS, que em todos os momentos negou a si mesmo, seguindo o caminho da humildade, sendo obediente ao SENHOR em todas as coisas foi profeta de DEUS levando cura na vida de Naamã.

E você está disposto a se humilhar a si mesmo? Para viver a cura em todas as áreas é necessário fazer a mesma declaração que fez o apóstolo Paulo:

“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim’.

(Gálatas 2:20)

O Pastor
Enviado por O Pastor em 24/03/2023
Código do texto: T7747591
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.