Leviano

Leviano

Ser chamado de leviano, não representa, necessariamente, o que você é, mas é, exatamente, o que o outro pensa de você, o que o outro pensa que você é.

Leviano, tanto pode ser “que ou aquele que julga ou procede irrefletida e precipitadamente, que ou o que age sem seriedade.”, ou ainda, “que ou aquele que demonstra inconstância, inconsistência.”. Esse é um entendimento menos grosseiro, do dicionário Oxford Languages, disponível na internet.

Mas, pode ser, também: “Leviano significa imprudente, sem seriedade. É um adjetivo que qualifica o indivíduo que age precipitadamente, e que não tem consideração com o outro.

Leviano é aquele que expressa opinião sem ter certeza do que está informando, e também não domina o assunto.

Ser leviano é proceder sem bases verdadeiras, é ser hipócrita, maldoso e irresponsável, é aquele que tem comportamento volúvel, que age com insensatez.

O indivíduo leviano é uma pessoa fútil, medíocre, não tem noção do que é prudência, sabedoria e ponderação, transmitindo a imagem de pessoa irresponsável.”. Já essa definição, “menos educada”, é encontrada em: https://www.significados.com.br/leviano/#:~:text=Ser%20leviano%20%C3%A9%20proceder%20sem,a%20imagem%20de%20pessoa%20irrespons%C3%A1vel.

Estranhamente, quando procurava pelas definições de leviano, deparei-me com a informação de que há, na Lapa, no Rio de Janeiro, um recinto, cujo nome é “Leviano Bar”. Surge a dúvida: seria, então, um ambiente “medíocre” ou um local “sem seriedade”?

Para a pergunta, não tenho resposta. Mas, pelas fotos, acredito não se tratar de um lugar medíocre, mas, sim, um local, que, para ser frequentado, não se precise de muita seriedade, pois, ali, pelo anúncio, tem-se diversão, boa bebida e gente bonita e alegre, cujas preocupações nos parecem mais relacionadas à boa conversa, descontração e felicidade.

Voltando à ideia inicial, conforme nos ensina o professor Karnal, não temos que nos preocupar com o que somos chamados. A uma, porque se não for verdade e não formos levianos, a imagem que o outro tem de nós não é suficiente para nos trazer nenhum problema. A duas, porque, se formos levianos, temos que mudar nossa forma de agir e não a do outro, que assim nos intitula.