Domingo, "dia" das mães

Hoje, falávamos de honrar pai e mãe. Mandamento com promessa, que devemos observar.

Refletíamos acerca de atitudes de filhos vivos, com pais mortos, e de filhos, com pais vivos, mas com um tratamento a eles dispensados, como se mortos estivessem.

Não é fácil ser pai e mãe.

Não é fácil ser filho.

Existem obrigações e direitos, de ambas as partes, que, muitas vezes, não são cumpridas, no caso das primeiras, e não são gozados, no caso dos segundos.

No próximo domingo, muitos filhos vão visitar suas mães, geralmente, não é regra, esquecidas, durante todo um ano. Mas é o chamado Dia das Mães.

A elas serão dados presentes e, com elas, muitos filhos almoçarão. Algumas mães farão almoços gostosos para seus filhos, o que renderão a elas, trabalho e cansaço. Outras, mais favorecidas, não por questões financeiras, mas porque os filhos terão que estar com elas menos tempo, serão levadas a restaurantes, onde poderão saborear uma boa alimentação.

Aí, passado o tempo do almoço do “lindo dias das mães”, terão essas abençoadas pessoas, que trouxeram seus filhos ao mundo, viveram muitas privações para cria-los, choraram, muitas vezes, em silêncio, sofreram nas mãos de pais e maridos abusivos, tanto com elas, quanto com seus filhos, mas, em nenhum momento desistiram de suas proles, mais um ano inteiro para recordar quão lindo foi o momento de estar com seus filhos, ainda que por um único dia.

Não se assuste. Não é uma visão pessimista. É a realidade de muitas mães.

Faça diferente, TODOS OS DIAS, honre seus pais, como disse a moça, “enquanto estão aqui”. Dê-lhes beijos, abraços e muitos carinhos. Não se preocupe com presentes materiais, mas não deixe de oferta-los, também. Preocupe-se em ser um filho presente, vivo, na vida de pais vivos.

Completando a Palavra inicial, “... para que tudo te vá bem na terra e para que se prolonguem os seus dias”.