FILHOS: HERANÇA DE DEUS

FILHOS: HERANÇA DE DEUS

Salmo 127.3-5

INTRODUÇÃO: Nossa identidade é definida por quem nos criou: Deus. Ele nos fala por meio de sua Palavra e nos revela a verdadeira identidade dos filhos. Deus diz que os filhos são heranças do Senhor e chama de bem-aventurado aquele que tem muitos filhos.

1. À luz das escrituras os filhos são bênçãos para os pais

“Os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre é a sua recompensa. Como flechas na mão de um guerreiro, assim são os filhos da mocidade”

(Sl 127.3-4).

FILHOS SÃO HERANÇAS DO SENHOR:

• Herança vinda de Deus é sempre coisa boa;

• Herança precisa ser cuidada e protegida;

OS FILHOS SÃO FLECHAS NAS MÃOS DO GUERREIRO

O Salmo 127 diz que os filhos são como flechas nas mãos do guerreiro. Isso nos ensina três verdades:

1. UM GUERREIRO SEMPRE CARREGA AS SUAS FLECHAS.

• Os pais carregam os filhos no coração, nos braços, no bolso, nos sonhos;

"Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa se esquecer, eu não me esquecerei de você! Veja, eu gravei você nas palmas das minhas mãos; seus muros estão sempre diante de mim”.

(Isaías 49:15,16)

• Os pais devem segurar os filhos com firmeza (saber dizer não), como um guerreiro faz com as suas flechas;

“Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo”.

(Provérbios 13:24)

• Assim como um guerreiro não encurva ou quebra as suas flechas, os pais não devem desanimar os filhos com palavras e sentenças de maldição;

“Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!”.

(Tiago 3:9,10)

2. UM GUERREIRO SEMPRE LANÇA AS SUAS FLECHAS.

• Os pais devem saber a hora certa de soltar (dizer sim, confiar);

“Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.”

(Provérbios 22:6)

• Os pais só devem soltar os filhos na certeza que acertarão o alvo;

“Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.”

(Deuteronômio 6:6-7)

• Não criamos os nossos filhos para nós mesmos;

“O pai do justo exultará de júbilo; quem tem filho sábio nele se alegra”.

(Provérbios 23:24)

3. UM GUERREIRO NÃO DESPERDIÇA SUAS FLECHAS, MAS AS LANÇA NO ALVO CERTO.

• Nós lançamos os nossos filhos na direção dos projetos de Deus.

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”.

(Jeremias 29:11)

• Os pais devem saber motivar seus filhos, para que alcancem o alvo;

“Pais, não irritem seus filhos, para que eles não desanimem”.

(Colossenses 3:21)

• Criamos nossos filhos para a glória de Deus, para realizarem os sonhos de Deus.

“Seus descendentes serão poderosos na terra, serão uma geração abençoada, de homens íntegros”.

(Salmos 112:2)

4. Filhos devem honrar seus pais

A Palavra de Deus também nos instrui sobre algumas responsabilidades para os filhos.

“Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe" - este é o primeiro mandamento com promessa - "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra".

(Efésios 6:1-3)

“Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe. Eles serão um enfeite para a sua cabeça, um adorno para o seu pescoço”.

(Provérbios 1:8-9)

“Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente”.

(1 Timóteo 5:8)

“O pai do justo exultará de júbilo; quem tem filho sábio nele se alegra”.

(Provérbios 23:24)

Conclusão:

Seus filhos são herança do Senhor, dedique-se diariamente tempo de qualidade com eles. O tempo dedicado aos filhos é o maior investimento que você pode fazer. Cuide de seus filhos como eles verdadeiramente são: heranças e bênçãos de Deus:

• Eles devem ser cuidados e ensinados a temer ao Senhor. Filhos são bênçãos de Deus,

• Ao cuidarmos deles, nós – pais –representamos o amor de Deus Pai.

• Biblicamente, a função dos pais é gerar, amar, proteger e ensinar seus filhos.

• A Palavra de Deus afirma que os pais têm grande responsabilidade sobre a vida física e espiritual de seus filhos.

O Pastor
Enviado por O Pastor em 22/06/2023
Reeditado em 23/06/2023
Código do texto: T7819797
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.