Subterfúgio

Somos pequenas e tristes peças de porcelana em meio a esse monstro voraz que vai estagnando os nossos passos. Somos frutos de um Sistema que vai injetando, em doses imperceptíveis, em nossas veias o líquido doutrinário. Aos olhos da grande população, temos as rédeas justas e bem firmes em nossas mãos, mas tudo isso não passa de ilusão. Na verdade, somos marionetes muito bem maleáveis. Figuras patéticas envoltas nesse grande laço, imersas ao espetáculo que se desenvolve a cada dia. Os rostos estão cansados e as mentes seguem inertes. O mais preocupante é que não há como ter consciência desse malefício porque poucos conseguirão pensar fora da caixinha. Os chicotes descem furiosos e pouco importa a essa gente alienada, que mergulha de cabeça, sem hesitar, num oceano de águas aparentemente límpidas, e veem tudo com entusiasmo.

Ao vento, inúmeras bandeiras hasteadas; ao relento, pessoas vivendo seu eterno conto de fadas. Rédeas longas pelo tempo que for necessário, esmolas a todo instante e está construído um lindo cenário. Livres pensam ser, mas a cada fim de tarde, um futuro impróspero se desenha. E aos privilegiados que conseguiram sair dessa escura caverna: A detecção de um Sistema mortífero que defeca o seu lixo cultural. A mesa está posta e tudo parece caminhar bem. Cenas inúteis em um teatro armado onde demagogos e hipócritas desfilam soberanos.

Por longos anos essa droga vai sendo disseminada de maneira sutil, e deixando milhões de seres com os olhos vendados. Tudo é posto a nossa frente de forma muito prática e natural. É como se estivéssemos amarrados a uma máquina invisível e as escolhas, independente da esfera que estejam, não têm o gatilho oriundas dos nossos atos!

Na verdade, não acho que podemos ser livres inteiramente. Vivemos nesse pequeno Planeta e em qualquer parte dele, há esse controle da grande massa. Claro, em países mais desenvolvidos o senso crítico é maior e consequentemente a porcentagem que vive às cegas acaba sendo menor.

Para diminuir esse problema temos que buscar mais conhecimento nos livros, em pessoas que mantêm suas ideias discrepantes às do Sistema. Automaticamente começaremos a criar uma consciência do que realmente está se passando ao nosso entorno. E assim, quem sabe num futuro não tão distante: Teremos a capacidade de poder seguir com o nosso trem, não só por fora dos trilhos mas por muitos outros.

Alexsandro Menegueli 25/08/23 às 13:03