MINHA INTERPRETAÇÃO DO MITO DA CAVERNA DE PLATÃO!!!

Telly: Tenho um pensamento diferente, a respeito da alegoria da caverna de Platão. O amigo, gostaria de ouvir?

Amigo: Sim, gostaria.

Telly: Primeiro a fogueira que ilumina a caverna, é o filósofo. E a luz da fogueira é a explicação dele em relação as coisas desse mundo, que são carregadas por outros para projetar a sombra no fundo da caverna.

Amigo: Continue. Por favor!

Telly: O filósofo joga luz sobre as coisas para explicar o mundo. Mas o que chega até nós? As sombras. Que são o “pensamento filosófico”. Que chega até nós de forma incompleta e ilusória. Porque a luz e as coisas, pode fazer com que a sombra se apresente de formas diferentes. Assim o pensamento filosófico pode ser apresentado, e interpretado de várias maneiras, mesmo sendo o mesmo filósofo com as mesmas explicações.

Amigo: Interessante!

Telly: Os carregadores na caverna são filósofos opositores, que fazem questionamentos a Platão ou Sócrates com a esperança, de que eles caiam em contradição nas suas ideias.

Amigo: Os carregadores são os sofistas?!

Telly: Exatamente. Os opositores da época dele.

Amigo: E os homens acorrentados na caverna?

Telly: Somos nós! Isso não muda no mito.

O sol do lado de fora da caverna que incomoda o fugitivo, nada mais é do que um filósofo com ideias novas, o fugitivo no começo fica incomodado com o que lhe é mostrado, devido a luz ser muito intensa, assim como um pensamento novo diante da sociedade, e quando ele compreende os novos pensamentos, e vê um novo mundo, ele quer logo contar aos outros que estão presos aos pensamentos de filósofos antigos.

Acho que é isso…

O que o amigo acha?

Comente!

Amigo:……...

***

Fogueira na caverna = filósofos antigos

Sombras = pensamento filosófico

Carregadores de imagens = sofistas

Sol = filósofos atualidade

Luz = explicação das coisas existentes, ou não, nesse mundo.

***

Espero que esse meu pensamento, tenha ficado simples de entender.

Obrigado por ler!

Telly S M
Enviado por Telly S M em 08/10/2023
Código do texto: T7904006
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.