ANTES DE PARTIR (Infartei!! e agora??)

O que eu quero desta vida depois de passar por uma experiência de quase morte...

 

Aos 52 anos de idade sofri um Infarto agudo do miocárdio... deu-se no dia 07.07.2023, às 04:00 h, na saída do bar da praia, Póvoa de Varzim, Portugal... depois de uma ótima noite de karaokê... enfim, não era a minha hora.

Antes de partir...

Eu quero, com certeza, estar mais próximo de Deus...

Estabelecer um contato intimista com ele, diariamente...

Para poder agradecer sempre mais... sem rodeios!

E pedir cada vez menos... com fé e sem anseios!

Quero cada vez mais ter paz interior...

Eu quero toda vez que sair à rua...

Estar sereno e sem pressa...

E poder perceber a brisa orvalhosa afagando o meu rosto...

O sol acalorando a minha pele...

E os pássaros trinando e fazendo ninhos nas copas das árvores...

Eu quero acordar todos os dias, bem cedo...

E ter o prazer de preparar o pequeno almoço (café da manhã) da minha filha Ana Clara... e o do Davih também, é claro!!!!!!!

E o lanche que ela leva para a escola... e atender o seu pedido de ganhar "semanada", porque "mesada": ... "demora muuuuito, pai!"

Eu quero estar sempre na companhia do meu filho Davih, autista de 26 anos de idade...

E poder ver o seu sorriso, me contagiar com o riso dele, dançar, comer, dormir, passear com ele, ganhar seus abraços...

Pois ele é o meu melhor amigo e somos parceiros nesta vida...

Quero ver meu filho João Marcus, que tanto amo, feliz e realizado na sua vida pessoal e profissional...

E quero ele morando perto de mim para cantarmos juntos novamente...

Quer seja ele tocando violão ou no karaoke.

Quero ver minha filha Ana Clara formando-se em modelista de vestuário e acompanhá-la até o altar quando se casar...

Quero andar de mãos dadas com o meu amor Marcia, sem rumo nem destino, e sem pressa alguma...

apenas pelo deleite de estar na sua companhia...

Quero deitar todas as noites abraçado com ela...

sentindo o calor de seu corpo...

O pulsar de seu coração...

E adormecer no seu olhar de amor e mansidão.

Quero estender o meu olhar e ajudar o meu semelhante, desafortunado...

Quero não mais me aborrecer com pequenas coisas do dia a dia...

Quero fazer uma viagem sozinho, a pé e de mochila nas costas, na busca do meu auto-conhecimento.

Quero voltar a cantar no karaokê...

Quero publicar um livro de poesias...

Quero plantar uma árvore secular... onde, não sei ainda...

Quero voltar em Canoa Quebrada no Ceará, uma das praias mais lindas do mundo... saindo de Fortaleza, de carro, pela belíssima pista dupla toda sinalizada (150 kms), parando numa padaria em Aracati para tomar um café bem quentinho e comer uma pão "carteira". Depois, ir nas falésias... lugar onde, aos 13 anos, o meu filho Davih me chamou de pai pela primeira vez!

Quero comer peixe frito com açaí no Ver-o-peso, em Belém do Pará (Brasil).

Quero comer vatapá, maniçoba e tacacá, iguarias da minha cidade natal... e depois me deliciar com um sorvete de açaí na Cairu.

Quero voltar a comer uma maravilhosa unha de caranguejo com suco de muruci, na Casa Camilo (Curuzu com Alm. Barroso), em Belém do Pará.

Quero rever a casa onde morei na minha infância, no Município de Seropédica, Rio de Janeiro. (mesmo sabendo que hoje está muito perigoso por lá, infelizmente!).

Quero voltar em Soure, ilha do Marajó... rever antigos alunos e comer com eles uma caranguejada (toc toc), na praia do pesqueiro ou Araruna.

Quero voltar em Joanes e saborear sua tradicional caldeirada, bem como na praia grande em Salvaterra (Ilha do Marajó), lugares lindos onde meus pais "furaram a tabela", permitindo que eu viesse conhecer este mundo de meu Deus.

Quero voltar a Breves e rever meus amigos militares, Cb Sérgio, Cb Monteiro, Sgt Marques, Costa I e II, entre outros.. militares decentes e dedicados !!!!

Quero voltar na rua Tambés (Belém do Pará), minha primeira morada... e rever D. Raimundinha... seu filho "negão", a Nazaré e outros amigos de infância.

Quero batizar meus filhos, Davih e a Ana Clara...

Quero casar com a Márcia, de branco, bem simples, descalços, num belo jardim, pisando na grama ou na areia, ladeados pelo sol, o mar, a lua e o céu... em Canoa Quebrada, num determinado dia, isso é possível...

Quero visitar o NPOR (2⁰ BIS-Belém/Pará); Academia de Polícia Militar (IESP-Belém/Pará), o CeCRIM (Centro de Criminalística da Academia de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) e a Escola Superior de  Guerras (ESG), situada na Urca, Rio de Janeiro... Lugares da minha estima, onde realizei meus cursos militares.

Quero voltar na rua mosqueiro (Médici 2) e rever a minha casa onde morei por quase 3 décadas e abraçar meu grande amigo e vizinho de frente, Alberto Igor Fiock Neto.

Quero voltar a casa de uma família maravilhosa e que simplesmente eu adoro... A família do Taizo... seus pais, meus amigos queridos... Ronaldo e Tacyara... e todos os seus filhos abençoados... um lar de amor e harmonia... e que seja numa sexta-feira para eu comer novamente aquela feijoada maravilhosa, com peixe frito e açaí.

Quero uma viagem de amor com a minha esposa e passar a noite dançando com ela, como fazíamos no início de namoro... e que seja ouvindo a banda Warilou... num Cruzeiro!!!!

Quero atravessar Portugal de motor-home com a família toda...

Quero visitar o túmulo do meu querido amigo, Cel Rubens Lameira Barros, e relembrar histórias que vivemos juntos no período de caserna.

Antes de partir, quero reencontrar Heyder Calderaro e Roberto Damasceno...muito mais que amigos... olhar em seus olhos de honestidade e benevolência e dizer -lhes o quanto eu os amo... amor de irmão!!!!... sentar à mesa... tomar um café com pão quentinho a relembrar as histórias que juntos vivemos... E dar muitas risadas... muitas..."

Quero reencontrar amigos da caserna: Bezerra, Dias e Sgt Dorivaldo. Amigos estimados que tenho profundo respeito e admiração.

Quero reencontrar e almoçar com alguns amigos de curso (NPOR/89).

Quero abraçar de novo meus queridos compadres, Puty e Alessandra... mais que amigos... almoçar com eles no point do açai e dar muitas gargalhadas!!!!!

Quero ajudar amigos queridos por puro altruísmo.

Quero viajar de trem pelos Alpes suíços com minha família.

Quero ir nas pirâmides do Egito.

Quero ir no Coliseu, Vaticano e Igreja de São Pedro, em Roma, na Itália.

Quero participar da maratona de Nova York, conhecida como a maior maratona do planeta, mesmo que não consiga concluir o seu percurso.

Quero visitar dois lugares conhecidos como "fim do mundo": FINISTERRA, localizado na província de Corunha, o ponto mais ocidental da Espanha... e USHUAIA, província da Terra do Fogo, na Argentina, conhecida como a cidade do fim do mundo, localizada no extremo sul da América do Sul.

Quero organizar a minha vida financeira e deixar minha família "coberta e abrigada".

Quero abraçar de novo meus queridos irmãos, Tadeu e Mauro... dizer-lhes o quanto eu os amo... e voltar a jogar "adedanha" com o Tadeu e soltar pipa com o Mauro... e jogar "pinaco" com os dois, brincadeiras maravilhosas de nossa infância.

Quero mais uma vez, ver e abraçar a minha mãe,

E dizê-la o quanto sou grato por tudo o que ela junto com meu pai, fizeram por nós.

E mais uma vez repetir... "mãe, te amo tanto!"

Quero visitar o túmulo do meu pai, João Miranda, homem de grande valor, decência e honestidade, e repetir novamente... "pai, te amo tanto!"

Quero beijar a face da tia Zé... e dizer-lhe que eu a amo.

Ela é a única parente viva da parte de meu pai (irmã dele).

Quero cuidar do meu tio/irmão Luís Fernando Cardoso Alves... Um das pessoas mais bondosas que conheço e que vive uma vida de doação, cuidando dos parentes da família... sem deixar que lhe falte nada, principalmente amor e cuidados.

Quero nas minhas orações diárias... dobrar os meus joelhos e agradecer a Deus pelo dom da vida, por toda sua misericórdia para comigo, além de pedir saúde, proteção e bênçãos para minha família, parentes e amigos...

Quero ser inundado cada vez mais de amor e fé e ser o melhor que puder para quem comigo conviver...

Quero que o perdão faça morada diuturna no meu coração...

Quero saber mais sobre a vida de Jesus Cristo e de seus apóstolos, pois somente ele nos sustenta nas adversidades da vida...

Quero apenas o necessário para viver condignamente e usufruir do melhor desta vida...

Antes de partir...

Eu ainda quero viver muuuuuuuuuuito...

Se a misericórdia de Deus... assim permitir...