O presente da presença

Nossa presença, nossa verdadeira, genuína e sincera presença, pode ser o mais belo e significativo presente que podemos ofertar a alguém. Isso porque, primeiro, vivemos em tempos de gente ocupada demais, que se queixa da constante falta de tempo, sem conseguir priorizar as coisas em suas vidas, sem conseguir ter clareza quanto ao fato de que nem sempre é tempo o que nos falta, mas interesse por utilizá-lo de forma melhor. E, em segundo lugar, nossa presença, que significa, também, nosso tempo e nossa atenção, assim como nossa importância e dedicação, é o que de mais valioso podemos entregar a quem quer que seja: é um momento no qual nos esquecemos de nós para prestar atenção no outro, para mostrar a ele que nos importamos e que queremos o seu bem, para dizer, ainda que em silêncio, o quanto estimamos sua presença em nossas vidas. Afinal, presença é presente. E aqueles que se fazem presentes a nós, também são dádivas em nossas existências!

“Nós fazemos coisas pela pessoa amada, mas às vezes só estar ao lado dela expressa um amor ainda mais profundo. Ofereça a dádiva da sua verdadeira presença” (Haemin Sunim)

Isso não é profundo? E é significativo porque, como mencionei anteriormente, estar presente na vida de alguém envolve coisas para além de uma presença física. Porque posso estar ao seu lado nesse exato instante, aparentemente conversando contigo, mas será que realmente estou onde meu corpo está? Ou será que não estou divagando por aí enquanto você expressa seus sentimentos e anseios? Porque é o que tem acontecido. Presenças fingidas, presenças vazias, presenças ausentes. A verdadeira presença, apesar de poder incluir o contato físico e concreto, envolve consideração e respeito pelo outro em nossa vida, envolve que ele se sinta acompanhado, visto e ouvido por nós, que ele se perceba notado e valorizado, que ele consiga confessar que, realmente, ainda que estejamos a quilômetros de distância, é como se estivéssemos dividindo o mesmo teto pelo fato de o fazermos se sentir importante em nossas vidas.

Existe presente maior que esse? Saber que se é verdadeira e realmente importante a alguém? Porque isso é praticamente o mesmo que descobrir que somos amados por ele. O amor, assim como a presença, é mais que apenas dizer que ama. É ver isso nos gestos e nas palavras, é sentir isso nas demonstrações e nos toques. É ir para além de palavras ou coisas feitas por hábito ou obrigação. É entregar-se verdadeira e completamente. É permitir que essa entrega seja transformadora. É a partir dessa ligação permitir que a vida se renove! No entanto, tudo só pode acontecer quando a presença é verdadeira e o amor é sincero. Caso contrário, voltamos aos fingimentos e obrigações e perdemos a magia da autenticidade de nossas relações.

(Texto de @Amilton.Jnior)