O hábito de apontar dedos

Esses tempos de mídias sociais têm servido para evidenciar alguns péssimos hábitos dos seres humanos: os hábitos de observar a vida alheia, criticar e julgar. Isso ficou bastante óbvio quando observei vários vídeos no Youtube em que pessoas faziam comentários sobre duas moças chamadas Priscilla Alcântara e Clara Tannure. Priscilla é uma cantora oriunda do meio evangélico que passou a cantar o que os cristãos evangélicos chamam de música "do mundo" e Clara Tannure é filha da pastora Helena Tannure. Como filha de pastora, ela foi criada dentro da igreja, mas há algum tempo ela se assumiu bissexual e se desviou.

Muitos são os que andam criticando as moças por terem se afastado do que seria o caminho correto, dizendo que estão possuídas pelo diabo, precisam ter um encontro verdadeiro com Deus e têm cavado a própria perdição. Podemos ver bem que quando alguém faz algo como se transviar não falta quem aponte dedos e comece a condenar esse alguém. Isso lembra a passagem bíblica da mulher apanhada em adultério, na qual a levaram até Jesus para perguntar se deviam ou não apedrejá-la. Eu sempre imagino a situação da mulher sendo exposta e humilhada diante de todos. Hoje, ninguém vai apedrejar claro, porém não falta quem critique e condene. É horrível ficar dando ibope para fofocas que expõem uma pessoa dessa forma.

Essa gente se diz cristã e parece se esquecer que o próprio cristianismo diz que não se deve julgar para não ser julgado. Eles também devem ter esquecido o que Jesus falou: "Aquele que não tiver pecado que atire a primeira pedra." Quando Jesus falou isso, Ele com certeza fez cada um lembrar que a mulher a quem queriam apedrejar não era pior do que eles. Talvez muitos tivessem pecados mais graves. E vários dos que hoje se dizem cristãos são como os fariseus que Jesus criticava. Agem corretamente perante a sociedade e exibem uma postura moralista mas são desprovidos de compreensão e amor ao próximo.

Priscilla Alcântara e Clara Tannure são adultas. Se estão erradas, que um dia arquem com as consequências. Ninguém sabe o que passaram e estão passando agora. Então, não vamos apontar dedos e julgá-las. Além disso, elas com certeza não são piores do que aqueles que levam vida dupla, mostrando uma conduta exemplar na igreja e tendo um comportamento devasso e libertino quando ninguém está olhando.