BIG MAINHA

Tem uma coisa que tanto a esquerda como a direita possuem, sociopoliticamente falando, que é a mesma mentalidade de jamais admitir a "culpa" do povo quando o próprio não está do seu lado, sempre passando a mão na cabeça das pessoas como uma mãezona boboca. Como seria isso?

Não, eu não estou falando aqui de mero passapanismo nos seus asseclas, por mais injustos que tenham sido (apesar de isso existir e ter a ver também), mas sim de sempre inocentar a população em ações que não condizem com seu espectro sociopolítico e sempre atribuir a uma força maior do adversário, isto é, as velhas e famosas teorias das conspirações. É mais ou menos assim: se o povo escolhe candidato A, o lado B não assume que é uma escolha do próprio povo, mas sim que o A usou alguma carta na manga de trapaça para vencer e vice-versa. Da mesma forma que se o povo opta por uma prática do lado B, então o lado A vai dizer que o B usou de alguma lavagem cerebral em massa para convencer toda a população como uma manada irracional e vice-versa também, se é que me entendem.

Antes que você, leitor, pertencente a algum lado venha me jogar pedras, eu não estou aqui negando que haja mega poderes de quem está ou já esteve no poder para influenciar ou coagir as massas, o que de fato existe, óbvio, porém há um imenso abismo entre influência e/ou coersão e livre espontânea vontade da grande maioria. Por exemplo, uma coisa é uma criança ser reprimida e educada de uma forma, já outra é a criança sempre teimar em agir no oposto por ser algo que dê prazer a ela.

Logo, as pessoas funcionam como uma criança (ou adulto mesmo, já que sabem muito bem o que fazem) que sempre come doces porque quer e não somente por má educação do adulto inimigo. Se Orwell criou o conceito de "big brother", o grande irmão, também há a "big mother" que passa pano pra tudo de errado que o povo faz, e o mimo é tanto que poderia se chamar "big mama" ou, como se fala aqui no Nordeste, uma "big mainha"!