Desafios de Advogado

Pode parecer desagradável falar de trabalho, mas como o trabalho é parte importante da vida, e eu escrevo sobre temas cotidianos, entendo que seja um assunto pertinente.

Defender interesses e direitos de outras pessoas, é uma responsabilidade enorme.

Muitos pensam que a profissão de advogado é como nos filmes, com oratória perfeita e aquela apresentação perante o júri. Ledo engano, nosso trabalho é principalmente saber se relacionar com as mais diversas pessoas, com suas dificuldades e interesses. Saber ouvir e identificar o que pode ser feito. É basicamente uma profissão fundamentada em interrelações pessoais

Ser advogado é saber ter empatia com as dificuldades de cada pessoa, com cuidado para não se envolver emocionalmente, visto que a pessoa só procura um advogado quando está realmente com problemas. Como diz Nietzsche : "Quando você olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você." Se envolver emocionalmente com o trabalho, vai destruir a sua vida pessoal e o seu psicológico.

É preciso saber tratar como "Excelência", quem te trata com estúpidez e arrogância, um desafio na profissão de um advogado. Excelências que, julgam-se como semideuses. Há muito tempo ouvi de um amigo advogado : " Que metade dos juízes pensam que são Deus, a outra metade tem certeza!" Pareceu engraçado quando escutei isso, pois eu era adolescente. Achei que era uma piada. Contudo hoje, vejo que é real mesmo, por pior que isso possa parecer. É claro que toda regra tem suas exceções, e eu conheço juízes muito educados que tratam os advogados com urbanidade e respeito, o que deveria ser a regra, infelizmente não é. São tão raros que podem ser contados nos dedos.

Penso que todo Magistrado deveria ser advogado por um período, para aprenderem que advogados também são seres humanos, que precisam ser ouvidos e merecem ser tratados com educação. Não são raros os casos de juízes que elevam a voz com os advogados, no bom português coloquial, os juízes gritam mesmo. Gritam com o advogado e também com os clientes, alguns ainda, proferem palavras de baixo calão, exibindo aos quatro cantos a sua falta de educação de excelência.

Quem nunca foi maltratado por juíz, não sabe o que é advogar de verdade. Por isso defendo que todo juiz deveria ser advogado mesmo por um período de tempo. Hoje a exigência é "vivência Jurídica" e por ser muito amplo, envolve atividades que não sejam de advogar . O maior risco de ser advogado antes, é se tornar tão arrogante e prepotente assim como os juízes que ora criticava. Como diz uma citação atribuída a Paulo Freire: "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor."

Encerro meu pensamento com uma frase do ilustre advogado brasileiro Ruy Barbosa: “Os abusos são todos compadres uns dos outros, e vivem da proteção, que mutuamente se prestam.”

Abreu Lima
Enviado por Abreu Lima em 16/04/2024
Código do texto: T8042798
Classificação de conteúdo: seguro