Essa é a vida

Essa é a vida. Eu estava voltando para casa um dia desses, dia daqueles. À minha esquerda um campinho de futebol. Vejo alguns garotos jogando. Eu olhei aquela cena com tanta nostalgia... Cheguei até eles e disse:

- Vamos jogar?

Eles sequer discutiram, responderam em uníssono: Vamos!

Que legal foi jogar de novo. Que legal foi revisitar aqueles momentos que marcaram minha infância. Um passe em profundidade, uma chance clara de gol, erros, acertos, dribles. Que legal!

Mas eu logo fui embora; temos de ir, porque essa é a vida.

A canção de Frank Sinatra (That's life), num trecho diz: "eu já fui um fantoche, um pedinte, um pirata, um poeta, um peão e um rei"

Que vivência magnífica é a infância. Que oportunidade magnífica - e até divina eu diria. Quando a gente olha a vida e tudo parece tão doce, tudo parece tão fácil, tudo parece tão simples e tudo isso se intensifica em nossos mais vastos sonhos. Mas é claro que a música, tal como a vida, continua...

"Eu já estive por cima, por baixo, por dentro e por fora e uma coisa eu sei:

Cada vez que eu me encontro de cara no chão, eu me levanto e me levo de volta para a disputa".

Mas quem, quem determinou uma disputa tão acirrada? Quem concedeu tanto empecilho à vida? Quem fortaleceu um adversário tão forte assim?

Nós vivemos dias em que não queremos nos levantar, dias em que a nossa face não está por cima, mas todos esperam isso de você - que você precisa estar disposto e preparado para ela, porque todos eles conseguiram... Essa é a vida!

E tão amarga ela vai se fazendo, se faz tão breve quando envelhecemos;nossos gostos mudam, nossas amizades mudam, nossa convivência muda, nosso mundo vai morrendo: a padaria onde compravamos o pão, o mercado no qual fazíamos compras, a sorveteria onde tomávamos sorvete... Essa é a vida!

A vida que tudo consome, a soberana vida, que de tão impiedosa, em nossos ouvidos anuncia: eu vencerei você.

É, inevitavelmente, vai! Ah, eu não duro para sempre. Ah, eu não consigo, não consigo prolongar ainda mais o que sequer entendendo como funciona. Quando você percebe que você está dentro, quando você percebe que faz parte, mas parte do quê? De tudo, tudo que desconhece, tudo o que nomeia, mas não compreende... Essa é a vida!

É a desordem e a confusão entre o desejo de vencer e a vontade de desistir, o desequilíbrio e a tentativa de se adequar ao que não é possível. É o legado que inconscientemente você luta para defender, a história de outros que você rasura e vai escrevendo... Essa é a vida!

Uma vida que você não controla, uma maré furiosa na qual você navega contra. Ora o vento te leva ao sul, ora o vento te leva ao norte, ora te leva pra cima, ora te leva pra baixo... Mas é a vida... A vida é assim!

A alternância entre as dúvidas: num dia eu não sabia com qual brinquedo brincava, no outro eu não sabia qual conta pagar...

That's life.

O pequeno homem
Enviado por O pequeno homem em 19/04/2024
Reeditado em 19/04/2024
Código do texto: T8045308
Classificação de conteúdo: seguro