Expansão de capacidades comunitárias através de parceria público-privada.

_*Projeto*_

_*Expansão de Capacidades Comunitárias através de Parceria Público-Privada.*_

_*Introdução*_

Este projeto, visa estabelecer uma parceria estratégica entre o Poder Público e Organizações da Sociedade Civil, (OSC) para a promoção e expansão, de capacidades comunitárias em áreas carentes.

A Lei que rege as parcerias, estabelece três modalidades distintas de colaboração, e este projeto, será desenvolvido, com foco na modalidade que melhor se adequa, aos objetivos propostos, promovendo desenvolvimento social sustentável, com ou, sem transferência de recursos financeiros.

_*Objetivos*_

_*Principal:*_

Fortalecer as capacidades locais em educação, saúde e desenvolvimento socioeconômico.

_*Secundários:*_

- Promover a inclusão social e a capacitação profissional.

- Estimular a participação cívica e o desenvolvimento de lideranças comunitárias.

- Implementar programas de saúde preventiva e de bem-estar.

_*Modalidades de Parceria Conforme a Lei*.

Cooperação Técnica, Sem Transferência de Recursos:

Esta modalidade, será utilizada para programas de capacitação e desenvolvimento de habilidades, onde o Poder Público, oferece a expertise e a OSC, organiza a infraestrutura local e o engajamento da comunidade.

Termo de Fomento:

Utilizada para projetos, que irão requerer transferência de recursos financeiros, para as OSCs implementarem programas específicos, como campanhas de saúde pública, ou instalação de centros de aprendizagem.

Termo de Colaboração:

Será adotado, quando o Poder Público e a OSC, codesejarem uma atuação conjunta, em um projeto específico, compartilhando responsabilidades e recursos, para alcançar um objetivo comum.

_*Execução do Projeto*_

Fase de Planejamento:

- Definição clara de responsabilidades e papel de cada entidade.

- Estabelecimento de metas claras e mensuráveis.

- Criação de um cronograma de atividades.

Fase de Implementação:

- Realização de workshops e treinamentos.

- Distribuição de recursos, conforme necessidades identificadas.

- Monitoramento constante do progresso.

Fase de Avaliação e Feedback:

- Análise de resultados, através de indicadores previamente estabelecidos.

- Realização de ajustes necessários, para otimização dos processos.

- Preparação de relatórios finais, para as partes interessadas.

_*Expectativas de Impacto.*_

Espera-se que este projeto, resulte em melhorias significativas, na qualidade de vida da comunidade, elevando níveis de educação, saúde e participação social, bem como fomentando uma parceria duradoura, entre a sociedade civil e o governo local.

_*Conclusão.*_

A colaboração entre o Poder Público e as OSC, conforme regulamentado pela Lei, é fundamental para atingir resultados expressivos, no desenvolvimento comunitário. Este projeto, propõe um modelo de atuação conjunta, transparente e eficaz, que pode servir como referência, para futuras iniciativas similares.

---

Este projeto, é um exemplo adaptável e pode ser modificado, conforme necessidades específicas e contextos locais. Ele serve como um modelo inicial, para a elaboração de parcerias eficazes, entre o governo e organizações não-governamentais.

_*Daniel Barthes*_

_*Esse é um esboço de projeto, vc para a tua ONG. Me diz, onde ele poderá ser melhorado.*_

BARTHES
Enviado por BARTHES em 20/04/2024
Código do texto: T8045959
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.