Hoje, 16 h três bêbados sentados na rua conversando:

 

Eu fiquei sabendo que você apanhou…

Quem te contou?

E eu num sei…!!

Eu também fiquei sabendo! – Completou o terceiro que até então estava calado, olhando o nada. Nem parecia estar prestando atenção na conversa…

Eu apanhei mesmo.

E apanhou por quê?

 

Ele fez uma pausa que realmente me pareceu que vinha algo profundo. Baixei a velocidade dos passos, queria escutar.

 

Ué, oxente. Eu apanhei porque tava bêbado!

Ah tá…

Ah.

 

Esse é o verdadeiro multiverso da cachaça…”, pensei.

 

A bebida é difícil de ser identificada como droga “pesada”, pois ela deixa as pessoas neste estágio citado acima, onde ela se parece “cômica”. São personagens que matam dia após dia, seus atores. De repente você já não filho de sua mãe, irmão de seus irmãos, pai de seus filhos, amigo de seus amigos. Você é só um cara que bebe e vira uma piada. Quando ela perde a graça, na maioria das vezes… Já é tarde demais.

A bebida é uma das piores drogas que existem, porque ela vai te degradando tão vagarosamente a pessoa, que ninguém se alarma. Quem nunca disse: “Fulano (a) estava MUITO ENGRAÇADO ontem, bêbado!”?! Se você vir esse tal fulano (a) três vezes seguidas sendo MUITO ENGRAÇADO porque está bêbado. Se você for realmente amigo dele… É melhor que você converse com ele. É melhor que você pare de rir.

 

Bêbados precisam do mesmo ultimato que cheiradores de pó e usuários de crack LOGO recebem de todo mundo; “Ou você para, ou me afasto.”. Se você é de minha geração (chegando aos 40) um dia você enterrará um amigo que bebeu demais… E talvez passe em sua cabeça que há 20, 30 anos atrás, você deveria ter mandado ele pra casa. Deveria ter sido mais duro com ele. Mas você achou aquilo tudo engraçado… E você riu.

 

 

Henrique Britto
Enviado por Henrique Britto em 22/04/2024
Código do texto: T8047470
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.