Tríade cognitiva da depressão.

_*Nutrição e Terapia Cognitiva Comportamental*_

_*A tríade negativa da depressão*_

A tríade cognitiva da depressão, é um conceito central na terapia cognitiva, desenvolvido por Aaron Beck na década de 1960. Ela descreve, três tipos de pensamentos negativos, que são predominantes em pessoas com depressão:

*Visão negativa de si mesmo:**

O indivíduo se percebe de maneira negativa, frequentemente se sentindo incapaz, inútil ou incompetente. Essa visão, pode levar a uma baixa autoestima e a sentimentos intensos, de desvalor.

*Visão negativa do mundo:*

A pessoa tende a ver seu ambiente e as circunstâncias ao redor, de forma negativa, muitas vezes, percebendo somente obstáculos e dificuldades. Isso inclui interpretar, as ações dos outros, de forma pessimista e acreditar, que o mundo é um lugar hostil.

*Visão negativa do futuro:**

O futuro, é percebido como desesperador e sem esperança, com a crença de que, as dificuldades presentes, persistirão e não haverá solução ou melhora.

Esses padrões de pensamento disfuncionais, criam um ciclo, que pode perpetuar e agravar o estado depressivo. A terapia cognitiva, então, foca em desafiar e modificar esses padrões de pensamento negativos, promovendo uma visão mais equilibrada de si mesmo, do mundo e do futuro, e assim ajudando a aliviar os sintomas da depressão. Esta abordagem, visa substituir pensamentos irracionais e distorcidos, por outros mais realistas e adaptativos, contribuindo, para a melhora do estado emocional do paciente.

_*Bibliografia*_

Para elaborar, uma fundamentação bibliográfica do texto, sobre a tríade cognitiva da depressão, de Aaron Beck, é importante referenciar obras e artigos acadêmicos, que detalham e exploram tanto a teoria quanto sua aplicação. Abaixo listo alguns recursos bibliográficos principais, que podem ser utilizados para fundamentar o texto acima:

1. **Beck, A. T., Rush, A. J., Shaw, B. F., & Emery, G.** (1979). "Cognitive Therapy of Depression". Guilford press.

- Este livro, é uma obra seminal na qual, Aaron Beck detalha sua teoria e métodos de terapia cognitiva, para o tratamento da depressão. Ele introduz a tríade cognitiva, como um elemento central para entender a depressão.

2. **Beck, A. T.** (1967). "Depression: Clinical, experimental, and theoretical aspects". University of Pennsylvania Press.

- Nesta obra, Beck apresenta os fundamentos de suas ideias iniciais sobre a depressão, incluindo a introdução do conceito de tríade cognitiva.

3. **Beck, A. T.** (1976). "Cognitive Therapy and the Emotional Disorders". International Universities Press.

- Neste livro, Beck expande suas teorias para outros distúrbios emocionais além da depressão, mas a explicação sobre a tríade cognitiva continua sendo relevante e fundamental.

_*Estes textos são cruciais, para um entendimento abrangente da tríade cognitiva da depressão, conforme proposta por Aaron Beck.*_

_*Ao citá-los, pode-se obter uma compreensão mais profunda, da base conceitual da terapia cognitiva e sua eficácia, no tratamento da depressão.*_

BARTHES
Enviado por BARTHES em 23/04/2024
Código do texto: T8047749
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.