Prioridade

Há tempos sofro de tamanha bondade que há em meu coração. Sempre transmitindo o que tenho de melhor, me doando de todas as formas, indo atrás de tudo e todos tentando ajudar de todas as formas possíveis.

Mas como é “sofrer de bondade”? reciprocidade! ou a falta dela. Faço o que posso sem esperar nem pedir algo em troca, apenas por puro altruísmo. Porém todo feito bom, tem seus limites. Limites estes que são “prioridades”.

Minha prioridade sempre foi o próximo, nunca a mim mesmo. Talvez por isso os outros também tratassem a mim desta forma, como “segundo plano”. Minha total existência atual foi assim, dar o meu melhor em tudo e não ter nenhum reconhecimento. Nunca compreendi o que havia de errado, até entender qual deveria ser minha prioridade.

Não é aquela pessoa que você fez o possível e o impossível para ajudar. Não é aquela que você pensou que podia confiar, não...

Também não é aquela que você tirou do que você tinha para entregar-lhe de “bandeja”. Todas essas pessoas não me tinham como prioridade, nem perto disso. E por que eu o fazia? Não consigo encontrar uma resposta concreta para isto, apenas “instinto”. Porém, o homem consegue dominar seus instintos. Este é um processo da evolução do ser, tanto cientificamente com a teoria de Darwin, como uma evolução psicológica, mental e até moral no homem moderno.

Com base nas experiências que estou vivenciando, compus o poema livre “Mudança”. Este trata um pouco o tremendo furor que está sendo minha vida no presente momento. Algo interessante é que esta mudança foi essencial para meu desenvolvimento, pois sinto que todos os anos anteriores a esta foram extremamente “vazios”. E não culpo ninguém por isso a não ser eu mesmo. Tenho essa tendência a ter esperança de que meus atos gerarão reciprocidade, mesmo que não seja muita. É um grito da minha alma clamando por atenção que hoje consigo enxergar, embora não tenha orgulho disso, eu aceito e compreendo. Apesar de compreensível, eu decido ser inadmissível pois não vai me gerar desenvolvimento nenhum. O erro não está em meus pensamentos, assim como não está nos outros. Meu erro está em minha prioridade.

A prioridade de cada um tem que ser a mesma pessoa em tese. Está pessoa é claro, é você. Se o próprio ser é sua prioridade é impossível você ficar em “segundo plano”, assim como de forma alguma você estará sozinho ou precisará de reciprocidade de outras pessoas. Nós estamos sozinhos neste mundo, isto é fato. Cada pessoa tem sua própria vida e vive em seu próprio mundo com suas dificuldades, problemas, graça e conquistas. A partir do momento que você faz essa relação e percebe que “meu mundo sou eu quem faço”, as coisas começam a se encaixar melhor. Eu não preciso correr atrás de alguém que me deixa em segundo plano, eu tenho a mim mesmo. Se não há uma relação de igualdade, por que se entregar? Entregue-se a quem irá lhe dar o devido valor. A única pessoa do mundo que até pode te julgar, mas sempre estará com você e entenderá as suas ações, as suas angústias e suas tormentas, é você. Entregue-se para esta, que te escuta e entende, não apenas te ouve. Esta que te apoia, te faz crescer e nunca estará contra você a menos que você queira isso. Que não vai atrás de você só quando precisa de algo, não! Você sempre estará disponível para você mesmo. Não há reciprocidade maior do que o amor próprio, assim como não há algo mais motivador e emocionante.

Dostoevsky em sua obra “O sonho do homem ridículo”, aponta que o homem só morre quando este deixa de amar. Mesmo que não o amem de volta, amar é o que dá vida. Se você ama, mesmo na morte encontrará vida. E quem melhor para amarmos do que nós mesmos? Nos amando, podemos amar ao próximo tranquilamente já que a prioridade continua sendo o amor próprio. Se nosso amor aos outros é correspondido ou não, pouco importa, pois você nunca trairá o seu amor. Você não irá se humilhar por atenção ou para tentar gerar alguma socialização. Você terá simplesmente você! Em toda sua excelência e grandeza.

Mudanças são importantes, inevitáveis, dolorosas e extremamente necessárias. E nesse clima de mudanças, desespero, solidão, decisões e auto conhecimento que deixo este texto, junto com meu poema, para que outras pessoas possam talvez rever suas prioridades assim como eu estou fazendo nesse momento.

Agradeço a todos que estejam lendo, e espero que reflitam sobre suas prioridades com olhar crítico e mais importante, com amor incondicional ao ser próprio.

Magnus Taiyo
Enviado por Magnus Taiyo em 24/04/2024
Código do texto: T8049120
Classificação de conteúdo: seguro