ME PERDOANDO...

Essa cobrança que sempre regeu a minha vida, de mim sobre mim mesmo,
Hoje é nada. Sim, eu tenho tudo e não tenho nada.
Nos melhores momentos da vida, eu estava lá, e junto comigo a inquietação.
A inquietação era uma constante preocupação em perseguir objetivos, aqueles, pré-definidos... Que me levariam longe...

E então, eu nunca vivi intensamente a vida, a cobrança e a preocupação constante não me permitiam. Sempre havia um problema e às vezes eu nem sabia dizer qual era. Já tinha virado vício viver assim.
De fato, eu tinha o melhor, nada me faltava, assim como tenho hoje, mas não o meu melhor. O meu melhor eu esqueci de escolher e não vivi.

Eu preparei todo o terreno, um cantinho de felicidade, deveria ser. Afinal, eu era o constante preocupado em fazer as coisas acontecerem, a ponto de deixar elas acontecerem e eu nem mesmo perceber... Eu estava mais preocupado do que atento... Quando vi, já tinha sido...

Eu ficava tão tenso que nada terminava a contento. Então ficava o que sobrava, me conformava com os acontecimentos. O planejamento? As metas? Os super projetos? Nada aconteceu e a cobrança e a ansiedade de nada ajudaram, aliás, me ajudaram sim, a deixar tudo de lado...

A preocupação deveria ter sido sempre a de não se preocupar. Parar sempre para pensar: O que eu quero de melhor para mim? E ter sempre a coragem para realizar..

Errar, pagar preços altos, isso sempre aconteceria. Vivendo o meu mundo ou não. Mas seria o meu mundo, as minhas opções, as minhas preocupações, não as minhas projeções racionais de uma vida ideal e tranquila. A vida não é matemática Jorge!

Tem aquilo que Deus nos dá. Só que ele não tem nada a ver com as nossas opções. Ele apenas nos acompanha e minimiza as perdas, maximiza as aspirações... Ele sabe quando a gente está tomando um caminho sem volta. Mas ele sabe que um dia a gente paga o preço por isso, e que tem a chance de tomar outros caminhos. Certo ou errado? Novamente só ele sabe.

Há apenas uma coisa que a gente deve garantir: Ser honesto consigo mesmo, acima de tudo, ser e viver aquilo que for possível e que se permitir por natureza, não se agredir tanto,
não se cobrar de maneira alguma, deixar as coisas acontecerem acompanhando o seu movimento natural, e veja, eu não estou falando de ficar parado, isso não seria viver.

A ansiedade? A cobrança? A vida já nos ataca sobremaneira com isso. Precisamos estar fortalecidos para enfrentá-las, porque elas virão!

Entretanto, se não praticarmos mais a auto cobrança e as ansiedades desmedidas, deixando isso só por conta da vida, apenas dela, estaremos deixando de fazer força contra nós mesmos, e quem sabe as nossas preocupações, agora não mais se movimentando no mesmo sentido que a vida, possam combater a cobrança e a ansiedade no sentido contrário com extrema facilidade?

Afinal, os desejos sinceros, de dentro para fora, sendo perseguidos com naturalidade, nos motivam e nos fortalecem. Você já acorda com sentimento de esperança. Há uma motivação natural. E naturalmente enfrenta a vida... É preciso viver a vida, além de enfrentá-la, só vejo esse caminho.
Viver cada momento verdadeiramente, nas suas dificuldades e facilidades, tristezas e alegrias, mas nada se enganar, se iludir nunca mais.

Se você é intenso em tudo que faz e que sente, imagine viver a vida e não confrontá-la, parar de brigar com ela? Transformar a intensidade da dor na intensidade do amor...
Que maravilhoso seria...
Eu preciso me perdoar... Ter coragem, mudar... E olha, o que tiver que ser, será...
jluizalencar
Enviado por jluizalencar em 21/01/2008
Reeditado em 21/01/2008
Código do texto: T826646
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.