É PRECISO CHORAR

     Chorar é como contar a um amigo, um padre, um psicanalista, ou seja lá para quem for, a dor que nos atormenta a alma. Por alguma razão, há muito tempo não consigo derramar uma única lágrima. Fica um nó na garganta, uma dor no peito, até mesmo dificuldade de respitar bem fundo...mas não choro.
     Dizem que chorar lava a alma. Hoje me pareceu sentimentalismo demais, uma certa fraqueza,  um lamento por alguma perda, algo que não poderíamos pensar em perder, ou nem viveríamos mais...já pensei assim algumas poucas vezes, por pessoas realmente merecedoras de minhas lágrimas.
     Por minha mãe, só chorei quase três meses depois de seu falecimento. Eu sabia que alguma coisa estava errado, eu precisava ir ao hospital,,,e me sentia culpada por não ter ido..no entanto, todos os dias ia ao cemitério levar flores frescas para seu túmulo....e ainda assim, aquilo não estava acontecendo comigo.  No dia de seu aniversário mandei rezar uma missa, e nesse dia, na Igreja, compreendi que ela nunca mais voltaria e eu não havia chorado...
     Foi quando comecei a chorar por ela, três meses depois, e então adoeci. Fiquei bem mal, pois não poderia viver se minha mãe não estava mais comigo. Fiquei com uma doença auto-imune, sem cura e desde então sofro com crises quando tenho algum sofrimento mais sério.
     Esse foi o segundo motivo na minha vida que precisei chorar e não chorei ...custei muito a entender o que havia se passado. E eu acompanhei todo o sofrimento dela,  levando-a a vários médicos..exames, quimioterapias, tudo..e quando ela partiu, eu bloqueei  tudo, e depois adoeci.
     O primeiro motivo que tive para chorar e não chorei e guardo toda aquela dor até hoje, não quero falar. Até ja´falei demais, mas agora, não quero falar nada, apenas de minha mãe. Foram as duas pessoas que amei tanto na vida. 
     Hoje tenho meu filho. Mas não tinha na primeira vez de grande dor...e por ocasião de minha mãe,,saí do ar...não enlouqueci...não é isso, é como se tivessem passado uma borracha por todas as nossas idas e vindas a medicos,exames  e  quimio..como se não tivesse acontecido, nem sei explicar.
     Hoje senti uma vontade muito grande de chorar,,,chorar muito, demais, mas não consegui. A cabeça doeu, os olhos doeram, meu coração disparou, senti uma g rande agonia, mas não chorei.
     E é preciso chorar...cada vez que se sofre que seja um pouquinho, é preciso chorar, chorar todas as lágrimas da Terra,  chorar até a cabeça arrebentar de tanta dor e deixar  que as lágrimas lavem toda a dor do corpo, da alma, da vida. e não adoeça. 
     Não sei se um dia voltarei a chorar por alguma coisa ou alguém. Não sei se até por mim vou chorar, mas tenho toda a consciência de que, ao chorar colocamos para fora de nós a possibilidade de carregar uma dor maior do que nossa capacidade de suportar e assim adoecemos..
     Sei que é necessário, indispensável lágrimas, muitas lágrimas quando se sofre, ou nos tornamos pessoas amargas, tristes, sem possibilidade de visltumbrar no horizonte da vida, algum tipo de felicidade para nós mesmas, tornamo-nos seres que só conseguem sentir dor, como se estivesse se castigando por não  ter chorado no momento certo, parecendo insensível. E há momento certo para sentirmos a falta de alguém ou sua perda? Há alguma lei que determine em qual situação devemos ficar e que sentimentos temos que ter, quando sofremos por alguma razão?
     Então chorem, chorem muito o quanto quiserem, pois a dor que fica guardada  em nosso corpo inteiro, nos adoece e só quem sofre somos nós, solitariamente.  
     E nessas horas como hoje, após relaxar um pouco a única saída que vejo para atenuar meu sofrimento é escrever, talvez por isso escrevo muita tristeza. Talvez esteja aí a razão de não conseguir fazer humor, não tenho humor dentro de mim e se tento fazer para não escrever apenas a tristeza de minha vida...fica falso, soa falso e sem graça..Assim, só posso escrever o que sinto, só sei criar pela experiência de vida que tive. Não sei criar sem sentir, ainda que não agrade tanto, é assim que sou, triste, insone, amargurada, transparente.
 
naja
Enviado por naja em 01/04/2008
Código do texto: T925614