O Advento da Morte

A ÚNICA CERTEZA DESTA VIDA AINDA NOS AMEDRONTA E ATEMORIZA.

DESDE QUE NASCEMOS, O QUE FAZEMOS É MORRER.

A CADA DIA VIVIDO, É MAIS UM PASSO EM DIREÇÃO A MORTE. NO ENTANTO, A DOR DA PERDA É INEVITAVELMENTE CONSUMIDORA.

O ATO DA SEPARAÇÃO ABRUPTA - AINDA QUE ANUNCIADA E ESPERADA - NOS FAZ PEQUENOS E IMPOTENTES ANTE AOS SENTIMENTOS QUE ORA SE APRESENTAM E SE CONFUNDEM DENTRO DE NÓS. PASSAMOS ATÉ MESMO A NOS IMPUTAR A CULPA DE ALGO "IRREVERSÍVEL". PODERÍAMOS TER FEITO MAIS; TER AMADO MAIS; TER PROCURADO MAIS; TER CUIDADO MAIS; TER OUVIDO MAIS. PODERÍAMOS...DEVERÍAMOS...TARDE DEMAIS.

O APÓSTOLO PAULO EM SUA CARTA AOS TESSALONICENSES RECOMENDA: "NÃO SEJAIS IGNORANTES A CERCA DOS QUE JÁ DORMEM, PARA QUE NÃO VOS INTRISTEÇAIS, COMO OS DEMAIS, QUE NÃO TÊM ESPERANÇA" (ITESSALONICENSES 4.13).

É CERTO QUE NINGUÉM ESTÁ PREPARADO PARA MORTE; SEJA A PRÓPRIA; SEJA A DE UM ENTE QUERIDO. LEMBRO-ME, NESTE INSTANTE, DA ESTÓRIA DE UMA VIÚVA DESESPERADA QUE, NA OCASIÃO DO SEPULTAMENTO DO CÔNJUGE GRITAVA SEU DESEJO DE IR COM O FALECIDO; QUANDO NESTE MOMENTO, A DESAMPARADA ESCORREGOU E CAIU DENTRO DA COVA, NO QUE LOGO TRATOU DE BRAVEJAR: - TIREM-ME DAQUI! TIREM-ME DAQUI!

A CADA UM QUE SE VAI, ENQUANTO NÓS AQUI FICAMOS, ENTENDO COMO UM DESPERTAMENTO. SOMOS TODOS IGUAIS E O DESTINO DO NOSSO CORPO, O QUAL MUITOS TÊM VERDADEIRA ADORAÇÃO E OBSSESSÃO, É O MESMO PARA TODOS.

MUITOS CULTUAM SEU PRÓPRIO CORPO, ESQUECENDO-SE E ABNEGANDO OS VERDADEIROS PRAZERES DA VIDA. AS COISAS SIMPLES, PORÉM SINGELAS. QUE MUITAS VEZES DEIXAMOS PARA FAZER "AMANHÃ", E SÓ NOS LEMBRAMOS QUANDO NÃO HÁ MAIS A OPORTUNIDADE.

ACREDITAMOS QUE SOMOS UM CORPO COM UMA ALMA, QUANDO NA REALIDADE SOMOS UMA ALMA COM UM CORPO. CORPO CORRUPTÍVEL; PERECÍVEL; QUE PASSADOS ALGUNS DIAS APÓS O ÓBITO, TORNA-SE INSUPORTÁVEL ESTAR EM SUA PRESENÇA. TORNA-SE FÉTIDO, DILACERADO, DILATADO. ALÍ, ONDE ESTÁ A ARROGÂNCIA? PARA ONDE FOI A PREPOTÊNCIA E A ALTIVEZ? O ORGULHO? O "EU POSSO"?

"MORTO O HOMEM, É CONSUMIDO; SIM, RENDENDO O HOMEM O ESPÍRITO, ENTÃO ONDE ELE ESTÁ?" (JÓ 14.10).

DEVEMOS APROVEITAR O PRIVILÉGIO DA VIDA PARA VALORIZARMOS CADA SEGUNDO DELA. SEJA A NOSSA; SEJA A DE QUEM AMAMOS. DESFRUTAR DOS CARINHOS E DISTRIBUIR AFAGOS. VISITAR, OUVIR, COMPREENDER, PROCURAR, CUIDAR, AMAR, AJUDAR, LIGAR, ESCREVER...ENFIM, FAZER ENQUANTO SE PODE; POIS VINDO A MORTE, SEGUE-SE O JUÍZO.

Marcos Sodré
Enviado por Marcos Sodré em 08/04/2008
Reeditado em 08/04/2008
Código do texto: T936707
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.