Modos de ser

Embora o ser humano possua, naturalmente uma busca individual, embora queira ser "único", ele jamais conseguiria viver isoladamente. A convivência com outras pessoas pode trazer atritos e frustrações, mas assas situações e sensações, os indivíduos têm a necessidade de sentir. Afinal, a situação de paz apresentada é algo que as pessoas não almejam, ninguém sobreviveria a uma existência de total solidão. Os seres humanos não foram "educados" para tal coisa, tanto que até os indivíduos que buscam o isolamento voluntariamente, para fins místicos ou religiosos, acabam mantendo relacionamentos com personagens imaginários.

Uma situação distinta também pode ser observada: a natural individualidade das pessoas mesmo vivendo em comunidade e se relacionando com outros indivíduos. Os sentimentos, as sensações, as emoções podem ser expressas, mas não transferidas de um ser humano para o outro como um acessório, como algo material. E, embora tais sentimentos sejam fundidos por duas pessoas, cada uma delas terá o seu próprio jeito de sentir, nada é igual nesse sentido. Portanto, na realidade essa fusão ou tentativa de transmissão não acontece. Assim, convivemos com outras pessoas, mas em nenhuma situação (tratando-se de personalidade) deixamos de ser únicos.

Então, embora haja necessidade humana de conviver e de se relacionar com outras pessoas existe também há a inevitável realidade que os seres humanos são individuais por natureza mesmo havendo interação social e essa convivência com outras pessoas. Assimilando as duas idéias: "As pessoas necessitam do relacionamento, da coletividade para sobreviver psicologicamente, mas não deixam de ser individuais, com seus medos, sentimentos e vontades próprias."

Adrianas
Enviado por Adrianas em 30/04/2008
Código do texto: T968988
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.