A imaginação

Não fosse pela maravilhosa imaginação humana, nada teria valor. Muitos seriam os exemplos possíveis para se comprovar a hipótese, poderia desfiar um interminável rol de eventos, ou de encadeamentos com o objetivo quase científico de demonstrar que é a imaginação humana que ordena o universo e empresta a ele o valor. Eis que é obvio o fato de que o valor das coisas provém de sua utilidade para os humanos.

Mas, falar em humanos, de modo amplo, pode criar a ilusão de que o valor das coisas é homogêneo no tempo e no espaço. Não é. Que valor tem um arco é flecha para um nova-iorquino, por exemplo, e que valor tem um computador para um bosquímano do Kalahari?

Mas podemos admitir um futuro em que a humanidade possa chegar a valores universais, mas que valores serão esses? Nada se pode afirmar.

PS: Creio que "temas universais", tais como amor, solidariedade etc são constituintes sociais obrigatórios dos diversos grupos humanos, refletindo as necessidades biológicas e instintuais da sobrevivência dos indivíduos e das espécies. JL., 18/05/08, 21:55h.